Revista da ESPM MAI-JUN_2008

120 R E V I S T A D A E S P M – MAIO / JUNHO DE 2008 Inovação e empreendedorismo Inovar e empreender são, por con- seguinte, faces da mesma moeda. A cada momento, fica mais clara a importância de adotar esses comportamentos e que a sua efe- tiva aplicação nas empresas passa por uma formação acadêmica que ofereça oportunidades para a sua potencialização. Cabe aos alunos empenharem-se e utilizarem ao máximo essas opor- tunidades de desenvolvimento, que serão, com certeza, razões princi- pais para que se destaquem. CONCLUSÃO Nós na ESPM, conforme reforça Alexandre Gracioso, e abordamos neste artigo, acreditamos que a BATEMAN , T.S. Snell, S. A. Adminis- tração: Construindo Vantagem Com- petitiva . São Paulo: Atlas, 1998. ARGYRIS , Chris, Enfrentando de- fesas empresariais . Rio de Janeiro, Editora Elsevier Campus: 1992. GOVINDARAJAN , Vijay; TRIMBLE Chris, Ten Rules for Strategic Innova- tors: From Idea to Execution: Har- vard Business Press. USA, 2005. GRACIOSO , Alexandre – Visão Institucional ESPM – Informativo 35 – Abril 2008. MOHR , J.; Sengupta, S.: Slater,S. Marketing of High Technology Pro- ducts and Innovations . New Jersey: Pearson, 2005. PINCHOT , Gifford; PELLMAN Ron, Intrapreneuring in Action: A Handbook for Business Innovation , Berrer Koehller Publishers Inc. San Francisco, USA: 1999. UTTERBACK , J. Mastering the Dyna- mics of Innovation . Boston, USA: Har- vard Business School Press, 1994. SENGE , Peter M. A Quinta Disci- plina . São Paulo: Best Seller Edi- tora,1998. MORIM , Antonio C.et al., Labo- ratório de Habilidades Gerenciais , São Paulo, Editora Nobel, 1996. MOREIRA , Daniel; QUEIROZ , Ana C. (coordenadores), São Paulo, Edi- tora Thompson, 2007. SCHUMPETER ,J. The Theory of Economic Development . Cam- bridge, Massachusetts: Harvard University, 1934. Este artigo foi preparado como parte dos trabalhos da Disciplina de Inovação em Marketing e Comunicação. ANDRÉ MOTA Aluno do 5 o Período de Comunicação Social na ESPM/RJ e coordenador de desenvolvimento profissional do DARC-ESPM/RJ. ANTONIO CARLOS MORIM MBA’s em Engenharia de Produção e Marketing, docente em Administração de Negócios e Professor da ESPM/RJ. comunicação verbal e escrita de suas idéias é vital para o sucesso. No ambiente acadêmico todas as oportunidades de exposição oferecidas aos alunos devem ser aproveitadas, pois esse contexto de desenvolvimento em um ambiente favorável possibilita aos alunos o uso de ferramentas de gestão comprovadamente de sucesso no ambiente organizacional que os espera a seguir. BIBLIOGRAFIA ES PM Imagem: Nuno Rocha

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx