Revista da ESPM MAI-JUN_2008
122 R E V I S T A D A E S P M – MAIO / JUNHO DE 2008 Leit ura RECOMENDADA CARLOS PARENTE OBRIGADO, VAN GOGH! Editora Peirópolis’ São Paulo – 2008 200 p. – R$ 38,00 Com prefácio de Paulo Nassar e comentários de Mário Sérgio Cortella, Heródoto Barbeiro e Alberto Dualibi, este livro é uma coletânea de artigos sobre comunicação empresarial que oferece, em estilo livre e divertido, cases bem narrados de longa trajetória do autor, de 18 anos pelo mundo corporativo e de seus contatos com comunicadores, empresários, leitores e consumidores de notícias, idéias e produtos. São toques sobre situações com as quais nos deparamos em nosso dia a dia profissional, e dicas para quem está ingres- sando no mundo corporativo. Carlos Parente atua em empresas brasilei- ras e multinacionais, nas quais participou de projetos de comunicação corporativa, transformações de cultura em situações de fusão, aquisição e reposicionamento estratégico. Administrador de empresas pela Universidade Federal da Bahia, com MBA em Marketing pela Faculdade de Economia e Administração – Universidade de São Paulo é professor no curso de pós-graduação da ESPM e da Associação Brasileira de Comu- nicação Empresarial. FERNANDO JUCÁ/FRAN- CISCO TORTORELLI O JOGO DAS MARCAS Editora Cultrix São Paulo – 2008 216 p. – R$ 32,00 Você já ouviu falar sobre “oposições biná- rias” e de como este conceito é útil para a construção de marcas fortes? E de “pratelei- ras mentais” do consumidor? Já pensou no papel cada vez mais decisivo do “boca-a- boca” para a comunicação de marcas? Estes e outros conceitos são desenvolvidos pelos autores, neste livro sobre gestão de marcas, escrito por brasileiros, com foco preciso na realidade do país. Jucá e Tortore- lli contam e analisam mais de 100 cases, vivenciados por empresas no Brasil. Os autores exercem funções em empresas ligadas à gestão de marcas e falam de fer- ramentas práticas que podem ser úteis para estudantes e profissionais da área. Fernando Jucá é formado emAdministração de Empresas pela FGV, mestre pela PUC e doutor em Administração de Empresas pela FGV, onde leciona na pós-graduação. É Diretor Associado da Troiano Consultoria de Marca. Francisco Tortorelli é formado em Adminis- tração de Empresas pela FGV, atuou por 11 anos na área de marketing da Unilever. Tra- balhou na área de marketing da Elma Chips e atualmente é diretor de planejamento estratégico na McCann-Erickson Rio. ALFREDO BERTINI ECONOMIA DA CULTURA A INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO E O AUDIOVISUAL NO BRASIL Editora Saraiva São Paulo – 2008 240 p. – R$ 49,00 A obra procura mostrar a importância da cultura nos fluxos produtivos da economia diante da globalização. Abordando temas como a indústria do entretenimento, a economia do turismo e a economia do esporte, apresenta entraves e avanços ao longo do tempo nesses segmentos. Enfoca, ainda, o mercado do audiovisual no Brasil, em especial, o mercado de cinema, de TV e de publicidade. O livro aborda área que vem apresentando grande importância no país e pode ser indicado aos professores, pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas de Economia, Cultura, Comunicação e En- tretenimento. Alfredo Bertini é autor e produtor au- diovisual, com experiência profissional em empresas públicas e privadas. É graduado e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi Secretário de Turismo e Esportes da Prefeitura do Recife. Tem atuado como professor, pesquisador e consultor. Foi criador do Cine PE − Festival do Audiovisual, em Recife.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx