Revista da ESPM MAI-JUN_2008
123 MAIO / JUNHO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Ð HENRY JAMES SALOMON A TERCEIRA MÍDIA COMO OS BRINDES POTENCIALIZAM AS MARCAS, MELHORAM OS RELACIONAMENTOS E AUMENTAM AS VENDAS Editora Futura São Paulo – 2008 160 p. – R$ 29.90 O mercado de brindes está em alta. As empresas estão cada vez mais preocupadas em agradar aos clientes, e esses, por sua vez, mais exigentes com relação à confiança que as marcas transmitem. Por isso, nada mais oportuno para estruturar a relação empresa- cliente do que as inúmeras possibilidades de brindes, que vão bem além das tradicionais canetas e chaveiros. Neste livro, o autor explica a origem do hábito de presentear clientes e como os brindes ocupam hoje a terceira colocação no ranking das mídias. Com um encarte de 32 páginas com fotos de diversas modali- dades de brindes, pode ser útil leitura para os profissionais do mercado publicitário e do meio acadêmico. Com dados econômicos e informações recentes sobre a indústria de brindes, também pode auxiliar na formação dos estudantes dos cursos de Administração, Marketing e Publicidade. Henry James Salomon é engenheiro formado pela Escola Politécnica da USP. Atualmente comanda a C-Store/Brandsupply. RUBENS FIGUEIREDO - ORGANIZADOR MARKETING POLÍTICO EM TEMPOS MODERNOS Fundação Konrad Adenauer Rio de Janeiro – 2008 198 p. – R$ 30,00 “Não confunda marketeiro commarreteiro”, diz o cientista político Rubens Figueiredo. “Publicitários sintonizados com astros e mágicos não têm espaço nas equipes dos principais candidatos. Grandes campanhas são construídas e se tornam vitoriosas às cus- tas de técnicas apuradas de comunicação, marketing e pesquisa.” Este livro pode ser útil para assessores políti- cos, comunicadores e candidatos. “O livro procura mostrar como se faz uma campanha política moderna”, afirma Figueiredo. Em dez capítulos, é possível mapear e entender os principais instrumentos utilizados na área. Trata-se de uma contribuição importante ao desenvolvimento do marketing político no país. Profissionais experientes e reconheci- dos assinam os capítulos. Rubens Figueiredo é consultor político, pós-graduado em Ciência Política pela USP. É comentarista da rádio Jovem Pan, associado à World Association for Pu- blic Opinion Research (WAPOR). Autor e co-autor de diversas obras na área de política e marketing. JOÃO GOMES FILHO GESTALT DO OBJETO Editora Escrituras São Paulo – 2008 136 p. – R$ 44,90 Esta 8 a edição do livro foi ampliada e re- visada pelo autor. Concebida e estruturada de maneira a proporcionar claras exem- plificações dos princípios, conceitos e técnicas visuais, a obra está também generosamente ilustrada com imagens de objetos concretos, existentes em nossa realidade - o que contribui para uma compreensão rápida do texto. Sua leitura pode ser proveitosa para to- dos que lidam com a criação de objetos consubstanciados ou representados por quaisquer tipos de imagens − bidimensio- nais, tridimensionais ou mesmo virtuais −, e sua abrangência estende-se a todos os modos de manifestação visual encontrados em atividades como Design, Arquitetura, Publicidade, Artes Plásticas, Artes Gráficas, Fotografia, Moda e Configurações Ambien- tais, entre outras. João Gomes Filho é designer industrial pela FAAP, mestre em Estruturas Ambientais Ur- banas e doutor emArquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, professor e Coordenador de Design do Produto e Design Gráfico em cursos de Graduação e Pós-Graduação e consultor emDesign Industrial e Ergonomia. É também autor dos livros Ergonomia do Ob- jeto: SistemaTécnico de Leitura Ergonômica e Design do objeto: Bases Conceituais, publicados pela Escrituras Editora.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx