Revista da ESPM MAI-JUN_2008
Viva a diferença! v Empresa informal e paternalista v Ambiente de grande família v Liderança carismática v Empresa que “desfralda” bandeiras e partilha sonhos com seu pessoal v Pragmatismo financeiro e administrativo v Pune ou premia, conforme os resultados v Objetivo máximo é o crescimento HÁ MUITOS CAMINHOS PARA O SUCESSO Figura1 diferenças entre as pessoas. O primeiro caso é o dos hotéis Blue Tree dirigidos pela empresária Chieko Aoki. Em conversa recente com a Sra. Aoki, ela nos revelou que mantém os seus 27 principais executivos unidos e remando na mesma direção graças, princi- palmente, ao orgulho que eles sentem por fazer parte da equipe. Em outras palavras, ela criou em seus hotéis um ambiente de ex- celência, do qual causa orgulho fazer parte. O segundo exemplo é do Banco Real, dirigido por Fábio Barbosa. Em recente entrevista que nos concedeu, ele diz que seu pessoal abraçou a causa da sustentabilidade e do papel construtivo que o banco desempenha na comunidade. As metas de desempenho são rigorosas, mas não há discrepância entre elas e o sentimento em fazer parte de um banco que pensa nos outros. O último exemplo é o da AmBev, uma grande empresa que seguiu, em sua concepção, as idéias de Jorge Paulo Lehmann. Ele próprio conta que desenvolveu sua filosofia de gestão a partir do trabalho de Jack Welch, renovador daGeneral Eletric. Baseou- se tambémna filosofia empresarial de Sam Walton, fundador da WalMart. Mas Lehmann chegou a uma solução nova, combinando a valorização do mérito e o que ele chama de “tolerân- cia zero”, na aderência às normas de conduta na empresa. FÁBIO BARBOSA PAULO LEHMANN 24 R E V I S T A D A E S P M – MAIO / JUNHO DE 2008 Google Images Imagem:Voz Principal CHIEKO AOKI Imagem: Banco Real Imagem:WordPress
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx