Revista da ESPM MAI-JUN_2008

41 MAIO / JUNHO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Letícia Veloso chamar de uma “cultura de negócios responsável” (cf. Barbosa, 2002). Justifica-se o termo “cultura,” neste sentido, porque ele dá conta da atual redefinição dos significados, valores e lógicas empresariais sob o termo “responsabilidade”. A idéia de uma “cultura responsável”, assim, aponta para o fato de que as empresas, cada vez mais, ao mesmo tempo em que buscam o lucro também respondem às demandas da sociedade com re- lação aos grandes temas da agenda social do século XXI: sustentabili- dade ambiental, respeito aos direitos humanos e à diversidade, igualdade de gênero e raça, atitudes éticas perante a concorrência e o consumi- dor, entre outras. II. 1. RESPONSABILIDADE SOCIAL E A QUESTÃO DA EXCLUSÃO: INCORPORANDO DIVERSIDADE POR MEIO DE PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIAL Um diferencial importante da res- ponsabilidade social tal como se desenvolve no Brasil é que muitas empresas explicitamente situam a “questão social” como seu ob- jetivo maior. Ou seja, ao mesmo tempo em que a chamada “questão social” foi sendo incorporada por diferentes setores da sociedade, e por formas de ação coletiva cada vez mais diversificadas, as empresas também passaram a incorporar tais preocupações. É somente assim que se pode começar a compreender, por exemplo, os motivos que levam uma empresa do porte da Xerox a investir maciçamente na educação de crianças e jovens do Morro da Mangueira, com recursos próprios e empregando funcionários seus. Com tal atuação, a empresa já conseguiu formar centenas de crianças e jo- vens, educando-os e capacitando-os profissionalmente, ao mesmo tempo em que lhes dá incentivos para in- vestirem em sua própria educação. O que este exemplo sugere é que estamos tratando aqui de um modo de ação que envolve, mais do que a construção de políticas internas e tecnologias gerenciais que poderiam ser consideradas “éticas”, uma real e concreta intervenção no social, na po- breza e na exclusão, seja por meio de projetos sociais implementados pela empresa, seja pelo financiamento de outros projetos, seja pela arrecadação de fundos a serem doados para al- guma causa social. Partindo de questionamen- tos ao suposto papel “no- civo” de empresas como, por exemplo, o da indústria do tabaco. São temas da agenda social do século XXI: sustentabilidade ambiental, respeito aos direitos humanos e à diversidade, igualdade de gênero e raça entre outras. Ð Google Images Foto:Aldon Scott Mc Leod

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx