Revista da ESPM MAI-JUN_2008

44 R E V I S T A D A E S P M – MAIO / JUNHO DE 2008 Pensando a diversidade às culturas de todos: por meio de um idioma comum (a cidadania), propõe- se um reposicionamento da própria empresa face à sociedade, ao mesmo tempoemque sebuscamnovas formas de integração dos mais pobres. II. 2. RESPONSABILIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE CULTURAL Outro tipo de responsabilidade so- cioambiental, tão ou mais voltado para a questão da diversidade em sua concepção mais ampla, é o que vem sendo desenvolvido por empresas como a Natura. Nela, até mesmo as matérias-primas e os produtos obedecem a uma noção complexa e extremamente abrangente de “respon- sabilidade”. Toda a cadeia produtiva dessa empresa envolve o desenvolvi- mento, produção e comercialização de produtos “eticamente corretos”, tanto do ponto de vista domeio ambi- ente, quanto das relações de trabalho que se estabelecem entre empresa e (pequenos) fornecedores, quanto do respeito à cultura brasileira, às culturas locais e, acima de tudo, à imensa di- versidade cultural, social e ambiental, características de nosso país. Em outras palavras, todo e qualquer produto Natura é concebido como “responsável”: não degrada o meio ambiente (por utilizar apenas maté- rias-primas “naturais” e cuja extração é feita de modo a não agredir nem o meio ambiente nem os pequenos produtores do Norte e Nordeste bra- sileiros, que são constituídos, por sua vez, como “parceiros” daNatura), nem estabelece relações de exploração com fornecedores e funcionários. Até as embalagens de algumas linhas de produtos vêm sendo produzidas com os objetivos simultâneos da não- agressão ambiental e da valorização da diversidade brasileira. A empresa até desenvolveu uma “tabela ambiental” referente a cada produto, onde o(a) consumidor(a) pode descobrir quais os impactos concretos daquele produto sobre o meio ambiente, desde a extração da matéria-prima até o descarte da embalagem. Além disso, em se tratando de uma empresa produ- tora de cosméticos elaborados com matérias-primas brasileiras, o trabalho de responsabilização efetuado pela Natura envolve, também, a divulgação de produtos tipicamente brasileiros e, por extensão, da própria diversidade cultural e ambiental brasileira como um valor a ser, efetivamente, comer- cializado: valorizando e divulgando, de forma ética e respeitosa, os produ- tos e pequenos produtores nacionais, a empresa percebe-se como valorizando a própria cultura, identidade e diver- sidade brasileiras. Este é um modelo de responsabilidade socioambiental um pouco diferente do anterior, mas nempor issomenos focadona idéia de diversidade. Só que, aqui, trata-se de uma noção de diversidade aindamais profunda, porque incorpora, além da questão social, também o meio ambi- ente e a diversidade cultural, ambos vistos como valores fundamentais da sociedade brasileira que a empresa busca desenvolver e proteger. Todo produto é concebido como “respon- sável”: não degrada o meio ambiente por utilizar apenas matérias-primas “naturais” e cuja extração é feita de modo a não agredir a natureza, nem os pequenos produtores do Norte e Nordeste brasileiros. Imagens: Natura

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