Revista da ESPM MAI-JUN_2008

Unidade e diversidade 55 MAIO / JUNHO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M levado para dentro das empresas como diversidade, porque a questão tem um teor muito mais polêmico, muito mais ideológico que a cultura de negócio, simplesmente, ignora. Ela transforma aquilo em uma tecno- logia gerencial. Vamos ser diversos para produzirmos mais e melhor e transformar tudo aquilo que ela não pode evitar em diferencial competitivo. Não se trata de crítica. Mas acho que, quando as pessoas chegam à empresa, o que ocorre com as autoridades educacionais, em treinamento... O management nosso é o management em abstrato, aprende-se a administrar qualquer coisa e sacrifica-se a expertise. Nós temos gerentes que gerenciam indústrias, bancos, agro-indústrias, barcos à vela, mas eles não têm expertise, não conhecem o setor em que estão se metendo. Nesse ponto eu acho que precisamos melho- rar muito. Precisamos de mais pesquisa, precisamos saber o que precisamos conhecer. Como acon- teceu com as escolas de marketing em geral, onde já há uma segmen- tação − em que as pessoas precisam dominar aquelas técnicas. LÍVIA – Eu vejo essas questões da unidade, da homogeneidade interna de uma empresa e da diversidade em algumas circunstâncias como falsos problemas. Desde que surgiu essa distinção entre direito e diferença, do multiculturalismo, que isso foi Cartaz do documentário Negros em Movimento Ð

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