Revista da ESPM MAI-JUN_2008

72 R E V I S T A D A E S P M – MAIO / JUNHO DE 2008 perceber a realidade: “os efeitos da tec- nologia comunicativa não ocorremnos níveis das opiniões edos conceitos: eles semanifestamnas relações entreos sen- tidos e nas estruturas da percepção 2 ”. Pensar a mídia como uma tecnologia das inteligências, e não como um instrumento, significa considerar as práticas comunicativas e as formas de participaçãosociaisnãoapenas comoo resultado de dinâmicas socioeconômi- cas mas também como o resultado de transformações tecnológicas. O FIMDOS PONTOS DE VISTAS CENTRAIS GianniVattimo, em seu texto “A Socie- dade transparente” 3 , examinando as profundas transformações que interes- sam à sociedade pós-industrial, põe o fim da percepção unitária e objetiva da realidade, causada pela difusão dos meiosdecomunicaçãodemassa, como umdos aspectos principais das grandes transformações da época pós-colonial. A crise que Jean François Lyotard denomina as “grandes narrativas” e, consequentemente, aquela da con- cepção unitária da história, são vistas pelofilósofo italianocomocrises decor- rentes “da idéia de progresso e do fim da modernidade” 4 . Tais transformações não seriam apenas acontecimentos de- terminadospor transformações teóricas, ou pelas críticas que o historicismo do séculoXIX (idealistapositivista,marxista etc.) sofreu no plano das idéias, mas tambémmaispelacrisedocolonialismo e do eurocentrismo: “ Os povos ditos ‘primitivos’, colonizadospelosEuropeus emnome do bomdireito da civilização ‘superior’ e mais evoluída, revoltaram- se e tornaram problemática a idéia de história unitária e centralizada. O ideal europeu de humanidade foi revelado comoumideal entre outros, nãoneces- sariamente pior, mas que não pode, sem violência, pretender ter o valor de verdadeira essência do homem, de todos os homens” 5 . Ao ladodestes existe, paraofilósofo ita- liano, umoutro elemento que contribui Esferas Públicas e mídias nativas GIANNI VATTIMO Gianni Vattimo, em seu texto “A So- ciedade transparente”, examinando as profundas transformações que interes- sam à sociedade pós-industrial, põe o fim à percepção unitária e objetiva da realidade, como um dos aspectos prin- cipais das garandes transformações da época pós-colonial. deformadeterminanteparaadissolução da idéia unitária de história e para o fim da modernidade, isto é, o advento da sociedade de comunicação. Vattimo destaca o papel decisivo desenvolvido pelos mass media no sur- gimentodasociedadepós-moderna,por ele caracterizada como uma sociedade maiscaótica,maiscomplexae,portanto, tendencialmente mais pluralista. Contrariamente à tradição do pensa- mento filosófico moderno que sempre viucomsuspeitaou literalmentenegou- se a pensar o papel desenvolvido pelos meios de comunicação, não somente no interior das relações sociais, mas na formadeconstruçãodesignificadosena formadeveromundo,Vattimodefende, na linhadeW. BenjaminedeM.McLu- han,aimportânciaestratégicadastecno- logias comunicativas para a construção doespíritodasnossas sociedades, istoé, das formas do mundo da nossa época, marcadapela: “impossibilidadedepen- sar a história como um curso unitário; impossibilidade essa que, segundo a tese aqui defendida, dá lugar ao fim da modernidade, não surge apenas da Ao lado destes existe, para o filósofo italiano, um outro ele- mento que contribui de forma determinanteparaadissolução da idéia unitária de história e para o fim da modernidade, isto é, o advento da sociedade de comunicação. Montagem: Miriam Duenhas Fotos: Google images Imagem: Giliola Chistè

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