Revista da ESPM MAI-JUN_2008

73 MAIO / JUNHO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Massimo Di Felice crisedocolonialismoedo imperialismo europeu; é também, e talvez mais, o resultado do aparecimento dos meios de comunicação de massa. Esses meios – jornais, rádio, televisão, em geral tudo aquilo a que hoje se chama telemática – foramdeterminantes para o processo de dissolução dos pontos de vistas centrais…” 6 A análise de Vattimo continua obser- vando como, ao contrário das previsões catastróficas proferidas por Theodor Adornonaobra DialéticadoIluminismo , escrita em colaboração com Max Horkheimer, ou em Mínima Moralia, que apontavam para a tendencial homologação dos pensamentos e das vontades dos indivíduos em conse- quência do advento dos mass media , e para o perigo da formação de ditaduras e governos totalitários facilitados pelo surgimento da cultura de massa, “o que de fatoaconteceu, nãoobstante todosos esforços dos monopólios e das grandes centrais de capitalistas, foi que o rádio, a televisão e os jornais se tornaram ele- mentosdeumaexplosãoemultiplicação generalizada deWeltanschauungen, de visõesdemundo.Essamultiplicaçãover- tiginosa da comunicação, essa tomada de palavra por parte de um número crescentedesub-culturas, éoefeitomais evidente dos mass media e é tambémo fatoque– interligadocomofimou, pelo menos, com a transformação radical do imperialismo europeu – determina a passagem da nossa sociedade para a pós-modernidade” 7 . Estamos diantedeuma inversãodacon- cepção mediática adorniana e de uma superação do lugar-comum que limita a análise da interação e das esperan- ças mediáticas à análise dos seus efeitos e dos seus conteúdos, que problematiza o conceito de cultura e de sociedade de massa. O que parece ter entrado em crise é umdeterminado e datadopensamento crítico que, além de simplificar o processo comunicativo reduzindo o receptor a objeto passivo e indefeso, expele ou elimina da sociedade a mesma possibilidade de mudança e de transformação social. Mas, alémdeste elemento sociológico, existe, como observado, a implícita questão da percepção da realidade e da sua suspensão, considerada por Vattimo como um dos principais ele- mentos caracterizantes da sociedade da pós-modernidade. Em direção distinta segue a visão de Vattimo, queenxergaacrisedo raciona- lismo moderno no pensamento de Nietzsche edeHeidegger, enoadvento das novas formas comunicativas: “De Os povos ditos “primitivos”, colonizados pelos Europeus em nome do bom direito da civilização “superior” e mais evoluída, revoltaram-se e tornaram problemática a idéia de história unitária e centralizada. O ideal europeu de humanidade foi revelado como um ideal entre outros, não necessariamente pior, mas que não pode, sem violência, pretender ter o valor de verdadeira essência do homem, de todos os homens. Ð Imperador Napoleão : Google images

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