Revista da ESPM MAI-JUN_2008

94 R E V I S T A D A E S P M – MAIO / JUNHO DE 2008 Pluralidade histórica do Ser segundo os mesmos mecanismos e a mesma lógica encontrados no filme “Tempos Modernos”, de Chaplin, no qual o ator participa da cadeia demon- tagem. O espírito das vanguardas das primeiras décadas do século XX traz em seu bojo a idéia de que é preciso defender o valor da interioridade, mas sem que isso aconteça por meio de uma imposição externa. Daí o nome expressionismo . RetomandoHeidegger,ofilósofoalemão insiste na idéia de distinção ontológica não apenas porque considera equívoca aconcepçãodoSercomoumobjeto,ou como uma coisa, mas também porque a aceitação da idéia de que o Ser se identifica com os entes testemunha o começo de uma sociedade baseada na organização total.AidentificaçãodoSer com os entes, que pode ser remontada a Platão, ganha força na era moderna, como desenvolvimento do positivismo e da organização total da sociedade. Para Heidegger, com efeito, esta iden- tificação equivale ao esquecimento do próprio Ser. Na sua obra capital, Ser e Tempo , ele começa citandoPlatão, que tambémpensavaque seus contemporâ- Wassily Kandinsky Buscando elucidar este conceito, levanto as questões: por que Kandinsky criou a arte abstrata? Por que as vanguardas se propuseram a subverter as represen- tações literais da realidade? Por que o homem mo- derno se revolta contra um mundo que pretende ser objetivo e dar uma visão absoluta da realidade? Taylor, idealizador do modelo de produção que antecede o fordismo, escreveu, em 1907, um livro intitulado: A organização científica do trabalho . Ali, ele descreve a divisão do trabalho segundo os mesmos mecanismos e a mesma lógica encontrados no filme “Tempos Modernos”, de Chaplin, O espírito das vanguardas das primeiras décadas do século XX traz em seu bojo a idéia de que é preciso defender o valor da interioridade, mas sem que isso aconteça por meio de uma imposição externa. Daí o nome expressionismo. Em Heidegger, por sua vez, aponto para o conceito de diferença ontológica. Basicamente, ele exprime a idéia de que o Ser não se identifica com os entes. Mas o que isto significa? Tem a ver, por exemplo, com a diferença entre a luz e o objeto por ela iluminado. A luz produz a visão dos entes (das coisas particulares), mas ela mesma não coincide com os entes e nem se encontra neles. Cenas do Filme:Tempos Modernos - Chaplin Imagem: O Grito - Edward Munch

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