Revista da ESPM MAI-JUN_2008

95 MAIO / JUNHO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Gianni Vattimo neos haviam esquecido o Ser. Sendo assim, opensamentodeveria lembrar-se do Ser, tornando-o mais presente, mas neste caso voltaríamos a uma situação em que o Ser se representa perante nós, fazendo-nos novamente escravos, tolhendo nossa liberdade. À identifi- cação do Ser com os entes, Heidegger dá o nome de metafísica , conceito abrangente e primordial na história da filosofia, designando todo pensamento que, dePlatãoaoPositivismo, conforme penso, busca associar o Ser à objetivi- dade dada, sem distingui-los. A partir destes dois conceitos, portanto, o niilismo de Nietzsche e a diferença ontológica de Heidegger, chegamos ao pensamento fraco . O pensamento fraco parte da idéia de que ocorre um processodedissoluçãodoSer enquanto objetividade, o que não deve ser to- madocomoumprocesso temporárioao términodoqualoSer tornariaaaparecer na sua presença plena e verdadeira, tal como antes. Caso isto acontecesse, seríamos ainda mais “escravos” do que éramos na época da sociedade industrial total. Para cumprir o objetivo emancipativodopensamento, portanto, nãodevemos resgataroSercomoobjeto presente, pois isto nos tornaria cativos, senão concebê-lo para além dos entes que se apresentam diante de nós. Os entes não se identificam com o Ser e não o esgotam. O Ser é um horizonte dentro do qual os entes aparecem, mas que pode ser diferente deles. Tem-se aqui um resíduo daquilo que os medie- vais chamavam de “teologia negativa”, quandoopensamentodoSer paraalém dos entes implica despir estes últimos de suas contingências, isto é, de suas características acidentais, transitórias, suspendendo assim todo juízo sobre a realidade.BertoldBrecht,poetamarxista alemão, tem uma belíssima expressão que diz que as coisas que acontecem todos os dias não podem ser considera- das normais. Aprimeiramanifestaçãodo“enfraqueci- mento”decorredo fatodequehojenão se pode mais identificar o Ser com os entes. Isso sedáporque amodernidade produziumudanças sociais que tornam inverossímil a hipótese de que haja uma única verdade para toda a hu- manidade. Atualmente, os povos que outrora eram classificados de “primi- tivos” pelos europeus se recusam a A identificação do Ser com os entes, que pode ser remontada a Platão, ganha força na era moderna, com o desenvolvimento do positivismo e da organização total da sociedade. À identificação do Ser com os entes, Heidegger dá o nome de metafísica, conceito abrangente e primordial na história da filosofia, designando todo pensamento que, de Platão ao Positivismo, conforme penso, busca associar o Ser à objetividade dada, sem distingui-los. Niilismo de Nietzsche a diferença ontológica de Heidegger, chegamos ao pensamento fraco de Vattino. Amodernidade pro- duziu mudanças so- ciais que tornam in- verossímil a hipótese de que haja uma única verdade para toda a humanidade. Ð Imagens: René Magritte Google images

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