Revista da ESPM - MAR-ABR_2008

100 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2008 Finaças no setor de entretenimento 4. LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS Segundo a pesquisa, cerca de 50% dos entrevistados afirmam não possuir uma metodologia para lançamento de novos produtos. Nas demais empresas, o desen- volvimento é realizado por meio de análise dos concorrentes e identificação de oportunidades no mercado, indicando uma postura mais reativa da organização, que adapta seu negócio, baseado apenas em observação de clientes e con- correntes. Os produtos e serviços são desenvolvidos pela matriz nas empresas de origem estrangeira e são adotados após serem testados no próprio ponto-de-venda. 5. INTERNET COMO PRINCIPAL FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO As ferramentas de comunicação pela web são as mais utilizadas pelas empresas entrevistadas. Destaca-se a utilização da Home Page para pro- moção e para venda de produtos e serviços, para comunicação de novidades e como canal de re- lacionamento com clientes. Outra ferramenta muito utilizada é o e- mail marketing para comunicação e relacionamento personalizado com os clientes. Ferramentas tradicionais como promoção de vendas, market- ing direto, propaganda e participação em feiras e em eventos apresentam utilização bem mais baixa no en- tretenimento (figura 2). 6. BAIXA SISTEMATIZAÇÃO NA COLETA E PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES A maioria dos executivos entre- vistados está atenta às variáveis e às métricas de marketing desses mercados, acompanha as ações dos concorrentes e muitos afirmam ter as informações necessárias para tomadas de decisão. Entretanto, a pesquisa indica que o processo de coleta e de processamento dessas informações de mercado é pouco sistematizado e aponta que os pro- cessos e pessoas destinados a essa finalidade não se integram como um sistema formal (figura 3). Figura 2: Médias e desvios-padrão das questões relacionadas à ferramenta de comunicação. A Fazer propaganda F Participar de feiras e eventos G Usar CRM/Database Marketing E Ter/atualizar home page D Usar e-mail marketing B Usar marketing direto C Fazer promoção de vendas UTILIZAÇÃO Escala Pensar o planejamento 6 5 4 3 2 1 0 E D B C A F G Fin nças no setor de en retenimento

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