Revista da ESPM - MAR-ABR_2008
101 MARÇO / ABRIL DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Andreas Belck e Ismael Rocha 7. GESTÃO DE MARKETING COM FOCO NAS ATIVIDADES LIGADAS À COMUNICAÇÃO Os executivos de marketing pesquisa- dos se concentrammais ematividades relacionadas à área de comunicação, dandomenor ênfase às atividades liga- das à gestão de produtos e à gestão do relacionamento com clientes. As ativi- dades realizadas commaior freqüência são o monitoramento da evolução de vendas, a elaboração do plano de comunicação e o desenvolvimento do posicionamento damarca ou produto. As atividades de elaboração do plano demarketing, de segmentaçãoede rea- lização de pesquisas de mercado são menos utilizadas e apresentam maior desvio-padrão. As atividades ligadas à gestão de produtos e ao relacionamen- to com clientes (acompanhamento do ciclo de vida do produto, utilização de CRM e monitoramento de vendas por item, linha ou família de produtos), também apresentam grau reduzido de utilização (figura 4). Ð C Presto atenção aos fatos relacionados ao meu mercado de atuação N Costumo acompanhar as ações dos concorrentes B As decisões são fortemente guiadas pelas informações obtidas L Sei onde encontrar as informações de que preciso A Tenho informações necessárias para a tomada de decisão F Tenho diálogo aberto com meus fornecedores G Tenho as informações de marketing, organizadas Figura 3: Médias e desvios-padrões das questões referentes à informação de marketing C N B L A F G K M E D H J I 7 6 5 4 3 2 1 0 Escala Informações de marketing nas empresas UTILIZAÇÃO N Monitoramento da evolução de vendas F Elaboração de planos de comunicação D Desenvolvimento de posicionamento de marca ou produto O Monitoramento do preço da concorrência M Avaliação da equipe de vendas E Elaboração de planos de marketing C Realização de segmentação de mercado A Realização de pesquisas de mercado B Utilização de softwares para análise de dados H Monitoramento das vendas por item de produto K Acompanhamento do ciclo de vida dos produtos G Utilização de CRM ou Database Marketing L Realização de pesquisas com pontos-de-vendas J Monitoramento das vendas por linha de produto I Monitoramento das vendas por família de produto GESTÃO DE MARKETING Ferramentas de marketing Escala 8,00 7,00 6,00 5,00 4,00 3,00 2,00 1,00 0,00 -1,00 N F D O M E C A B H K G L J I Figura 4: Médias e desvios-padrão das principais atividades ligadas à gestão de marketing K Sei exatamente as informações de que preciso M Consigo administrar a quantidade de informações disponíveis E Tenho relatórios gerenciais detalhados disponíveis para minha atividade diária D Participo de feiras, congressos e eventos relacionados à minha área de atuação H Tenho facilidade em obter informações de mercado J Há uma pessoa responsável pela coleta de informações I A coleta de informações de marketing é sistematizada
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