Revista da ESPM - MAR-ABR_2008

102 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2008 Finaças no setor de entretenimento 8. PESQUISA DE SATISFAÇÃO COMO PRINCIPAL FONTE DE INFORMAÇÃO A pesquisa de satisfação dos cli- entes, tanto de forma espontânea (por meio do preenchimento de formulários físicos ou eletrônicos no local de venda), quanto de forma induzida (por e-mails ou formulários e encontros), é a ferramenta mais citada para a identificação de neces- sidades e de desejos dos clientes. 9. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE MARKETING PELO RESULTADO DAS VENDAS A maioria das empresas avalia o desempenho das estratégias e ações de marketing pelo volume de vendas e do faturamento, assim como ticket médio e freqüência dos clientes. As pesquisas de satisfação do cliente também são mencionadas como ferramentas de avaliação de desempenho. Na avaliação de ações de comunicação, a maioria das organizações não possui nenhum indicador ou métrica para controle ou avaliação dos resultados. 10. ATIVIDADES DE MARKETING VALORIZADAS, PORÉM, NÃO IMPLEMENTADAS A maioria dos entrevistados afirma ser de grande ou total importância a realização de atividades como a elaboração de planos de marketing e de planos de comunicação, a definição de estratégias de posi- cionamento de marca ou produto e segmentação de mercado, o monitoramento da evolução de vendas, a realização de pesquisa de mercado, de utilização da propaganda, de marketing direto e de CRM ou database marketing. Entretanto, a pesquisa demonstra, pelos testes de concordância, que muitos entrevistados valorizam estas atividades, porém não as desenvolvem em suas empresas. Os principais resultados obtidos, referentes ao grau de utilização e Figura 5: Grau de utilização decrescente das ferramentas do planejamento financeiro Custos e Desp. Participação Envolvimento Aprovação Registro contábil Receitas Caixa Formalização Séries Históricas Divulgação PL. Operacionais Avaliação Planos Táticos Correções Prev. Curto Prazo Investimentos Merc. Consumidor Sistemas de Info Cenários API. Flexível PI. Estratégico Merc. Fornecedor Prev. Longo Prazo Modelagem PLANEJAMENTO FINANCEIRO - UTILIZAÇÃO 7.0 6.0 5.0 4.0 3.0 2.0 1.0 0.0 Escala ATIVIDADES Fin nças no setor de en retenimento

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx