Revista da ESPM - MAR-ABR_2008
105 MARÇO / ABRIL DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Andreas Belck e Ismael Rocha projeção de filme inédito para clien- tes e a criação de ambientes espe- ciais, como, por exemplo, espaços infantis nas lojas e restaurantes. 2. NOVOS FORMATOS DE COMUNICAÇÃO E COMÉRCIO ELETRÔNICO Os profissionais apontaram práticas de comunicação ligadas à tecnologia, principalmente envolvendo a utiliza- ção de internet – como lojas e eventos virtuais – e celular para a divulgação de marca, produtos e serviços. 3. AÇÕESBTL (BELOW-THE-LINE) As ações de comunicação de baixo custo conhecidas na área como BTL foram citadas como inovado- ras pelos executivos entrevistados. Foram citadas as ações de Buzz Marketing, ações criativas de alto impacto, como a insinuação de um namoro entre o personagem “bai- xinho da Kaiser” e uma atriz de TV dentro de um bar da cidade, com o objetivo de atrair a curiosidade dos jornalistas e gerar comentários em jornais e revistas. Outra ação citada foi o Marketing Viral, mo- dalidade de comunicação por meio da qual mensagens, principalmente vídeos com situações curiosas ou inusitadas, são distribuídas pelo correio eletrônico pelos próprios internautas, divulgando a marca de uma empresa ou produto. 4. AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Embora lembrado com menor freqüência, profissionais também elegeram como inovadoras as ações ligadas à sustentabilidade e à res- ponsabilidade social. 5. A ELABORAÇÃO ORÇAMENTÁRIA INTEGRADA É TIDA COMO PRÁTICA INOVADORA EM FINANÇAS As funções financeiras de planeja- mento e de orçamento financeiros Ð
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx