Revista da ESPM - MAR-ABR_2008
106 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2008 Finaças no setor de entretenimento são consideradas inovadoras no setor de entretenimento, desti- nando-se à integração efetiva e compromissada entre as diversas áreas operacionais, direcionan- do suas atuações diversificadas a objetivos comuns. CONCLUSÕES A pesquisa demonstra a existência de uma grande variação entre as empresas na gestão de marketing e de finanças, apesar de se verificar características comuns que definem o estágio emmaturação dessa indús- ANDREAS BELCK Professor e chefe do Departamento de Finanças, do Depto. de Métricas e Modelagens (Estatística) e do Depto. de Gestão Internacional de Negócios da ESPM-SP, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Marketing e Finanças. Consultor empresarial. ISMAEL ROCHA Professor, chefe do Departamento de Marketing e coordenador do Curso de Marketing para Produtos e Serviços de Luxo da ESPM. Diretor da Donatio Comunicação Empresarial. COLABORADORES: Carlos Barbosa; Cláudio Saito; Helder Haddad; Mayra Lora e Roberto Camanho. 1 O Núcleo de Pesquisas em Marketing e Fi- nanças da ESPM foi criado pelos professores Andreas Belck e Ismael Rocha para conduzir pesquisas sobre as práticas gerenciais que estão sendo adotadas nas áreas de marketing e finanças em empresas representativas de diversos setores e mercados no Brasil, com o apoio e orientação do Prof. Alexandre Gracioso. O objetivo é manter os programas dos Cursos de Administração, Comunicação, Relações Internacionais e Design atualizados com o que está sendo adotado nas organiza- ções para gerenciar essas funções e alinhá-las às tendências que estão se configurando como inovações gerenciais. ES PM ASSAF NETO , Alexandre. Finanças Corporativas e Valor . 3 a edição. São Paulo: Atlas, 2007. 716 p. BREALEY , Richard A. MYERS , Stewart C . ALLEN , Franklin. Princípios de Finanças Corporativas . 8 a edição. São Paulo: McGraw Hill, 2008. 918 p. GRACIOSO , Francisco. O que você prefere: Pu- blishow, Propagrama ou Divertising? - Revista da ESPM, setembro/outubro de 2006, edição n o 5, ano 12, volume 13. KOTLER , Phillip. KELLER , Kevin L. Administração de Marketing . 12 a Edição. São Paulo: Pearson, 2006. LAKATOS , E. M. MARCONI, M. de A. Técnicas de Pesquisa . São Paulo: Atlas, 1985. LIVINGSTONE , James M. Pesquisa de Mercado: uma abordagem operacional . São Paulo:Atlas, 1989. MATHIAS ,A. MESSEDER , C.A. FORMIGA , E. HOLANDA , H.B. Entretenimento: do mundo da ilusão a um grande negócio - Revista ESPM, julho/ agosto de 2007, edição n o 4, ano 13, volume 14. MINTZBERG , H. Safari de Estratégia . Porto Alegre: Bookman 2000. WRIGHT , Peter. KROLL , Mark J. PARNELL , John. Administração Estratégica . São Paulo:Atlas, 2000. BIBLIOGRAFIA NOTA tria no Brasil. Na área de marketing os executivos se concentram em ações de comunicação e pesquisa de satisfação com o cliente. Na área financeira, há um foco maior na elaboração de orçamentos, espe- cialmente no de custos e despesas. Nas duas áreas existe baixa utiliza- ção de ferramentas e de modelos de análises, assim como poucos processos efetivamente ligados à gestão estratégica do negócio. A avaliação de desempenho tanto em marketing como em finanças é pouco utilizada. O entretenimento é um negócio atra- tivo e dinâmico que gera inovações por meio do lançamento de produtos ousados e serviços diferenciados. Por tais características, o entretenimento tem-se configurado numa impor- tante ferramenta para ações de marketing e comunicação, utilizada pelas mais diver- sas indústrias. A pesqui- sa aponta que os depar- tamentos de marketing e de finanças apresentam forte tendência de concentração na operação do negócio, apesar dos inúmeros produtos e serviços inovadores. O foco é na operação e não na construção estratégica. Fin nças no setor de en retenimento
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