Revista da ESPM - MAR-ABR_2008

Turismo, lazer e gastronomia 109 MARÇO / ABRIL DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Fotos: Jr. de Oliveira J. ROBERTO WHITAKER PENTEADO O s setores do turismo, lazer e gastronomia são tão novos no Brasil que muitos ainda não se aperceberam de sua real importância cultural e econômica. As estatísticas disponíveis sobre o vulto desses negócios são – na melhor das hipóteses – pouco claras ou pouco precisas. Qual a real importância desses setores em nosso país? Sabemos que o número de passageiros (de aviões e ônibus) tem crescido 20% ao ano. Em cidades como São Paulo, a hospedagem em hotéis e flats explodiu nos últimos anos. O hábito de comer fora generalizou-se: cerca de 35% dos brasileiros fazem refeições fora de casa, habitualmente. Grandes eventos, megashows, exposições, movimentam mais de R$ 30 bilhões por ano. O que falta fazer em termos de marketing, para a consolidação desses setores? Qual a importância relativa das viagens de negócios e do turismo de lazer? Quais as cidades e regiões do país que se destacam? Será realista imaginar que poderemos aumentar a cifra dos 5 milhões de estrangeiros que nos visitam e dos 20 milhões de brasileiros que viajam? Quais as perspectivas reais do setor? A Revista da ESPM reuniu 4 grandes especialistas que trouxeram algumas respostas a essas perguntas e – como não poderia deixar de ser – propuseram algumas perguntas novas e novos desafios. CACO DE PAULA TONI SANDO DE OLIVEIRA

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