Revista da ESPM - MAR-ABR_2008

12 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2008 ideal.Você não pode barrar o desen- volvimento econômico, nem achar que uma reserva ambiental deva ficar intocada. Não se pode esquecer que as pessoas têm de sobreviver. É necessário um equilíbrio nisso. O tema da economia ainda prevalece. Mas a própria atividade econômica mundial e o mundo já perceberam que, se não houver determinados cuidados, nós todos corremos sérios riscos, em diversas áreas. No caso do turismo brasileiro – que é pautado na diversidade natural e na diversidade cultural – a sustentabilidade é essen- cial. E a sustentabilidade não é um conceito só ambiental. É um con- ceito econômico, cultural, social. O turismo tem de ser bom para quem mora na cidade, para quem trabalha no turismo, tem de ter rentabilidade econômica e trazer benefício para o turista. Há vários atores aí. É preciso haver equilíbrio. CLÁUDIA – O Governo tem um foco específico para atacar este tema? JEANINE – O Ministério do Turismo tem diversas atividades em parceria com o Ministério do MeioAmbiente, com outros ministérios e com os municípios e estados, sobretudo no sentido de garantir, por exemplo, os investimentos na preservação do meio ambiente. Como no caso do Nordeste, investimentos na área de saneamento, de recuperação de áreas degradadas. Há diversas ativi- dades desenvolvidas neste sentido. Há exemplos naAmazônia, os hotéis de selva, Fernando de Noronha. Há hotéis com energia solar, energia eólica, há hotéis que ficam perto de mangues onde há educadores que ensinam como fazer omanejo, como se trabalha o mangue, como se tra- balha a argila. É perfeitamente pos- sível combinar, equilibradamente, o trabalho de preservação com atividades econômicas. CLÁUDIA – Existe um foco muito grande na área de eventos – congres- sos, feiras. Este foi seu primeiro foco quando você ingressou na Embratur? JEANINE – Foi, porque o Brasil tinha uma tradição muito grande de se promover como destino de lazer. E começamos, lá atrás, um trabalho de captação de eventos internacionais para o Brasil. E também, de mesclar, na promoção internacional, a ima- gem que o Brasil já tem – desse país com povo alegre, acolhedor, com natureza exuberante e cultura rica – com outros aspectos que agregam valor ao turismo de negócios: o tema da modernidade, que é o Brasil que fabrica aviões, o Brasil que tem ex- celência em perfuração em águas profundas para busca de petróleo, EM CADA ESTADO HÁ RITUAIS, FESTAS, HISTÓRIA, CULTURA E RECURSOS NATURAIS ABSOLUTAMENTE ÚNICOS... Rio de Janeiro (RJ) - Foto: Rudy Huhold TURISMO Entrevista

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