Revista da ESPM - MAR-ABR_2008
tintos e complementares: hotelaria e serviços às empresas são os dois eixos de negócio. No Brasil, opera com as marcas hoteleiras: Sofitel, Novotel, Mercure, Ibis e Formule 1. São conceitos bemdefinidos, criados na França com diretrizes que devem ser respeitadas em todo o mundo, e que especificam as característi- cas do produto, posicionamento mercadológico e abrangência dos serviços para cada marca. Nas mar- cas Ibis e Formule 1 as diretrizes são bastante específicas. Falam sobre o tamanho dos apartamentos, tipo de decoração, móveis e equipamentos de todo o hotel, e até no tipo de lençóis e toalhas nos apartamentos. Incluem também especificações sobre as opções de serviço a serem oferecidas aos clientes e a respeito da forma de operar o hotel. Ibis é a marca de hotéis econômicos e Formule 1 a dos hotéis supereconômi- cos. Amarca Sofitel engloba os hotéis de luxo. Mercure e Novotel são hotéis de negócios (que, pelo antigo padrão de classificação da Embratur, seriam quatro estrelas). As bandeiras dos hotéis Accor estão em cerca de 200 endereços espalhados pelo Brasil. Não importa se o cliente se hospeda em São Paulo, Curitiba ou em Paris, os hotéis Ibis são muito parecidos e oferecem sempre a mesma equação de valor, um apartamento com con- forto otimizado. Quem viaja necessita, antes de qualquer coisa, de um apartamento confortável, limpo e agradável. Esta foi a primeira preocupação da mar- ca: uma cama grande com colchão Foco deste caso, a rede Ibis represen- ta, talvez, a marca de hotéis de maior projeção no Brasil. Hoje, com 47 hotéis, a rede não pára de crescer. A Accor é um grupo mundial que atua em diversos segmentos distintos e complementares: hotelaria e serviços às empresas são os dois eixos de negócio. No Brasil, opera com as marcas hoteleiras: Sofitel, Novotel, Mercure, Ibis e Formule 1. As diretrizes falam sobre o tamanho dos apartamentos, tipo de decoração, móveis e equipamentos de todo o hotel, e até no tipo de lençóis e toalhas nos apartamentos. 121 MARÇO / ABRIL DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Ð Imagens cedidas pelo Grupo Accor - Fotos ilustrativas do Ibis Hotel
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx