Revista da ESPM - MAR-ABR_2008

disposição lavanderia, restaurante, telefone com serviço de despertar, estacionamento, internet. E tudo por uma diária que, em média, gira em torno de R$99,00. E esta relação qualidade e preço resume bem a proposta de valor para os clientes. “Lá o cliente tem todas as facilidades para quem viaja a serviço e quer fazer a sua vida mais fácil, mas não dispensa a segurança de saber que está num hotel seguro, confortável e sempre o mesmo, não importa onde ele esteja. E as pesquisas mostram que essa segurança é muito impor- tante para quem viaja a trabalho”, afirma Bonadona. A idéia de oferecer um hotel econômico surgiu na França e hoje são 745 hotéis Ibis espalhados pelo mundo. Hotéis econômicos sempre foram sinônimo de pouco conforto, nem sempre muita limpeza e pessoal despreparado. Para a Accor esta era uma enorme oportunidade: poder oferecer ao cliente um produto de qualidade por um preço acessível. Para viabilizar o conceito foi preciso uma concepção que permitisse um padrão de construção de quali- dade, mas com espaços reduzidos. Os hotéis Ibis não têm grandes áreas na recepção ou nos apar- tamentos, ou grandes escritórios para o pessoal do hotel. Têm, em geral, entre 80 e 100 apartamentos – número essencial para equilibrar a equação preço e qualidade. Além disto, hotéis econômicos não têm salões de reunião, nem funcionários para carregar baga- gens, ou servir nos quartos. Um número pequeno de apartamentos e serviços reduzidos, trabalhando com taxas de ocupação altas, geram receitas e lucros que ga- rantem o retorno do investimento na construção e no mobiliário, que foram, também, reduzidos. O círculo virtuoso se fecha quando, a partir de um investimento menor e custos operacionais menores, é pos- sível oferecer uma diária reduzida. E os preços são afixados na fachada do prédio e é o mesmo para todos os clientes, com total transparência, que se transforma em mais um elemento da proposta de valor. Hotéis econômicos não têm salões de reunião, nem funcionários para carregar bagagens, ou servir nos quartos. Foto: Concierge Tips 123 MARÇO / ABRIL DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Ð

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