Revista da ESPM - MAR-ABR_2008
138 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2008 Leit ura RECOMENDADA ANTONIO CELSO COLLARO PRODUÇÃO GRÁFICA: ARTE E TÉCNICAS DA MÍDIA IMPRESSA Editora Pearson São Paulo – 2008 176 p. – R$ 39,00 De forma objetiva e didática, nesta sua nova obra, o autor apresenta os principais conceitos, técnicas e recursos relacionados à moderna produção gráfica. Desde o estudo dos aspectos psicológicos do uso das cores – que ganha um capítulo exclusivo – aos detalhes da composição técnica e estética de periódicos e livros, passando pelas minúcias dos sistemas de impressão, Collaro mostra que o segredo de um projeto gráfico bem-sucedido está muito além do uso de softwares de última geração, porque envolve conhecimentos artísticos, socioculturais, e principalmente históricos. Um livro valioso para alunos de produção gráfica dos cursos de comunicação, que também é um roteiro completo dos recursos gráficos disponíveis para a mídia impressa. O autor é professor titular da ESPM-SP, produtor visual gráfico e consultor técnico da Confederação Nacional das Indústrias para as áreas de produção gráfica e produção visual gráfica, assim como palestrante de cursos de produção visual gráfica editorial e de embalagem para educação continuada. FÁBIO MESTRINER GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMBALAGEM Editora Pearson São Paulo – 2008 176 p. – R$ 56,00 Ao contrário do que se imagina, a em- balagem é resultado de um sistema com- plexo e multidisciplinar, envolvendo várias áreas da empresa e uma vasta rede de inter- faces, processos e operações. Por isso, deve ser entendida como um recurso estratégico de competitividade, alçada às esferas de planejamento e incluída no plano estratégico da administração. Este livro pode auxiliar todos os profissionais envolvidos com a embalagem a entender melhor esse sistema sutil e a identificar suas necessidades, para aplicar de maneira eficaz o Programa de Inteligência de Embalagem®, elaborado pelo autor, que é professor de pós-graduação e designer consagrado e premiado internacionalmente. O programa auxilia a detectar problemas nos produtos disponíveis no mercado, assim como a desenvolver as estratégias de embalagem mais adequadas a cada um. Indicado para profissionais da área de design, marketing e comunicação, o livro tambémserá útil a todas as pessoas que se interessem pelo tema. Ele pode ser encomendado no site da editora www.pearson.com.br . NIRMALYA KUMAR, JAN-BENEDICT E. M. STEENKAMP ESTRATÉGIA DE MARCAS PRÓPRIAS Editora M.Books São Paulo – 2008 216 p. – R$ 59,00 O livro examina estratégias de varejo em relação a marcas próprias e explica o que os fabricantes podem fazer para enfrentar este desafio. Os velhos tempos das marcas cuja em- balagem “genérica” era em papel branco com letras pretas já não existem mais. À medida que os varejistas alcançaram o poder no mundo da distribuição, transformaram suas marcas em sinônimos de preço baixo com qualidade. Como resultado, as marcas de fabricantes poderosos, como Nestlé e Procter & Gamble, agora disputam espaço nas prateleiras de seus maiores clientes, como Pão de Açucar e Wal-Mart. Nirmalya Kumar é professor de marketing na London Business School, e também diretor do Departamento de Educação para executivos. Jan-Benedict E. M. Steenkamp é professor de marketing e chefe da Área de Marketing da University of North Carolina.
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