Revista da ESPM - MAR-ABR_2008
139 MARÇO / ABRIL DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Ð HAYES E OUTROS PRODUÇÃO, ESTRATÉGIA E TECNOLOGIA: EM BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA Editora Bookman São Paulo – 2008 384 p. – R$ 78,00 Este livro trata o tema da estratégia de produção de maneira contemporânea e aprofundada. Leva o leitor à reflexão sobre como fazer da produção uma atividade cada vez mais central para o desempenho competitivo das organizações. O texto foi escrito por autoridades no assun- to e professores da Harvard Business School; analisa as origens e as novas tendências da estratégia de produção, abordando, de forma integrada, temas como redes corporativas, tecnologia da informação, desenvolvimento de processos, gestão de projetos e manei- ras diferentes de gerenciar as melhorias operacionais. O conteúdo é bastante atual e baseia-se em pesquisas acadêmicas e ex- periências corporativas recentes e é dirigido a estudantes de graduação, pós-graduação, MBA e mestrado dos cursos de adminis- tração, logística e operações, e profissionais atuando no mercado profissional. Robert Hayes é Ph.D. pela Stanford Univer- sity, e professor emérito da Harvard Business School (HBS). JEREMY WRIGHT BLOG MARKETING Editora M.Books São Paulo – 2008 272 p. – R$ 65,00 Neste livro, o autor explica como e por que empresas de todos os tipos “blogam”, e revela estratégias para interagir efetivamente com seus clientes. O livro descreve cases de algumas empresas bem sucedidas que se vêm beneficiando com os blogs, entre elas a Microsoft, a Sun Microsystems, o Google, a Disney, a General Motors e outras, e mostra ao leitor como obter benefícios em sua própria empresa. Esses exemplos reais mostram como o blog- ging pode incrementar a gestão de marcas da empresa; criar experiências positivas com os clientes; proporcionar feedback real sobre a empresa e seus produtos; transfor- mar o modo de fazer negócios; simplificar tarefas da gestão de projetos e influenciar na lucratividade. Jeremy Wright é um conhecido consultor de blogging cujos clientes incluem a Ford, a Microsoft e o eBay. Seu blog de negócios e tecnologia é o Ensight.org, acessado mensal- mente por mais de 250 mil pessoas. IDALBERTO CHIAVENATO ADMINISTRAÇÃO PARA ADMINISTRADORES E NÃO-ADMINISTRADORES Editora Saraiva São Paulo – 2008 288 p. – R$ 59,00 Administrar uma empresa envolve mais do que conceitos abstratos, mais do que boa vontade ou esforço pessoal. Diz respeito ao concreto, isto é, à produção de resultados. Advogados, engenheiros, artistas, profes- sores e médicos – todos precisam conhecer as bases para administrar seus negócios. Este livro, como sugere o seu título, foi escrito para ajudar pequenos e grandes empresários no direcionamento de seus empreendimentos. Ao trazer uma visão sistêmica, o livro procura desmistificar o sig- nificado da administração de uma maneira didática e responder a perguntas como “o que é administrar”, “por que administrar” e “como administrar”, ajudando o leitor a en- tender o seu negócio e a lidar com tudo que envolve a gestão de uma empresa – desde questões financeiras à seleção e liderança de funcionários. Indicado para aqueles que querem ou já se aventuraram em ter sua própria empresa, seja ela qual for, e que desejam prosperar. Idalberto Chiavenato é um dos autores na- cionais mais conhecidos e respeitados na área de administração de empresas e RH. É graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP, em Direito pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Adminis- tração de Empresas pela EASP-FGV.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx