Revista da ESPM - MAR-ABR_2008

140 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2008 Leit ura RECOMENDADA ES PM RAFAEL VILLAS BÔAS THE CAMPUS EXPERIENCE – MARKETING PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO Editora Summus São Paulo – 2008 401 p. – R$ 99,00 O autor apresenta, como principal objetivo do seu livro: inspirar, motivar e capacitar gestores educacionais interessados em re- sultados concretos. Especialista em market- ing educacional, Rafael Villas Bôas propõe um novo modelo de gestão em fase de amadurecimento. Em sua obra, apresenta a instituição de ensino de forma sistêmica sob a perspectiva do marketing, usando as ferramentas tradicionais de comunicação e modernos conceitos para o administrador, com o intuito de diferenciá-la e posicioná-la para captar novos alunos, manter os atuais e resgatar os antigos. Para Villas Bôas, os alunos de hoje fazem parte de uma nova geração, em que os tempos são de mudanças aceleradas, por isso, a vida acadêmica deve ser entendida como uma experiência única, memorável, agradável e valiosa. Segun- do ele, é necessário implantar “técnicas, estratégias e soluções para transformar o cotidiano de uma instituição em uma experiência mágica”. Villas Bôas foi gerente de marketing da CM Consultoria e da Revista @prender Virtual, nas quais desenvolveu diversos projetos. Diri- ge a Educa Comunicação, uma agência de publicidade voltada ao setor educacional. INTERVOZES VOZES DA DEMOCRACIA – HISTÓRIAS DA COMUNICAÇÃO NA REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL Imprensa Oficial/Intervozes São Paulo – 2006 375 p. – R$ 20,00 Não existe democracia sem comunicação democrática. Foi com base nessa reflexão que nasceu este livro, que mostra o papel da comunicação no processo de oposição à ditadura militar e de redemocratização do Brasil. A publicação resgata experiências pouco conhecidas e fala do fortalecimento da comunicação comunitária, da volta da liberdade nas redações, da multiplicação de veículos de informação populares, alter- nativos e independentes. São 23 textos, pesquisados e escritos por 32 jornalistas e personalidades, de todo o Brasil. Traz ainda uma pesquisa de contex- tualização política e social da resistência, no período, nas cinco regiões do país, elaborada por nomes como Bernardo Kucin- ski, Sérgio de Souza Brasil, Vito Giannotti, Sérgio Gomes, Dom Paulo Evaristo Arns, José Marques de Melo, Washington Novaes, Dom Luciano Mendes de Almeida, Albino Rubim e Lúcio Flávio Pinto. O prefácio é de Venício Artur de Lima. O resultado é uma publicação que consegue lançar um olhar sobre o Brasil como um todo, com suas diferenças e contradições, especialmente quando o país busca, mais uma vez, compreender o significado deste período para o momento político que vive- mos. Pode servir como material de reflexão, e também de estímulo a novas iniciativas. MARCOS COBRA - organizador MARKETING DO ENTRETENIMENTO Senac São Paulo e Cobra Editora São Paulo – 2008 280 p. – R$ 60,00 A área de entretenimento vem crescendo nos últimos anos. O aumento dessa oferta está interligado ao avanço da tecnologia e à criação de produtos e serviços de consumo de massa. Por isso, torna-se cada vez mais necessário o surgimento de estratégias para consumidores de diferentes níveis culturais e rendas. Investigar esse mercado e sua natureza é a proposta deste livro. Com exemplos práticos, a obra reúne textos de especialistas em publicidade, estratégias mercadológicas, marketing cultural, espor- tivo e turístico, que desvendam o uso do tempo livre, e abordam o planejamento de projetos voltados a diversos públicos. Os ensaios estão divididos em três partes: a pri- meira aborda conceitos teóricos sobre lazer, o entretenimento como produto e técnicas de pesquisa nesse campo. A segunda metade avalia os diversos tipos de entretenimento, como shows, teatro, cinema ou televisão. A parte final é dedicada às diferentes estratégias voltadas, por exemplo, para a população de baixa renda e as várias formas de segmentação de mercado. Marcos Cobra émestre e doutor pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), onde também é professor titular. É autor de 37 livros e de vários artigos para jornais e revistas.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx