Revista da ESPM - MAR-ABR_2008
38 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2008 tas, com apoio de entidades como Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR), Associação PaulistaViva, FundaçãoCásper Líbero, Viva o Centro, PolíciaMilitar, Associa- ção Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SP), Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) etc. Na pauta, dicas de como abordar o visitante, apresentação pessoal e comportamental, gastronomia, consumo de luxo, conhecimento de pontos turísticos. Paralelamente, participantes de eventos em pas- sagem por São Paulo recebem catá- logos com descontos e benefícios em espaços culturais e de lazer, um estímulo para estender a permanên- cia na cidade. O projeto levanta, ainda, bandeira contra o preconceito e a discrimi- nação. Depois de concierges e re- cepcionistas, em 2007, profissionais de estabelecimentos turísticos e de entretenimento foram treinados em um programa específico de atendi- mento ao público GLS, com auxílio da Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat/GLS). E mais novidades de- vem ser lançadas em breve, voltadas a categorias como as de agentes de trânsito e frentistas. Capacitação. MARKETING DE NÚMEROS São Paulo responde por 75% do mercado brasileiro de feiras e abriga 120 dos 160 principais eventos promovidos no Brasil. Para a Fede- ração do Comércio do Estado de São Paulo, com as riquezas que produz anualmente – equivalentes a US$ 102,4 bilhões – a cidade poderia ser o 47 o país mais rico do mundo. Seu PIB equivale a 2,5 vezes o da Região Norte e a 94% do PIB do Nordeste, além de movimentar mais riqueza que 22 estados norte-americanos. No turismo de lazer, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ocupa o terceiro lugar neste ranking , à frente de For- taleza, Gramado e Natal. Some-se a isto a rede hoteleira com 410 empreendimentos e mais de 46 mil apartamentos, além dos 600 mil m² de espaços para eventos. As 280 salas de cinema, 88 museus, 120 teatros, 184 casas noturnas, 75 bibliotecas, 39 centros culturais, 72 shopping centers , 53 parques e áreas verdes; 10 centrais de atendimento ao turista, nove cineclubes, sete casas de espe- táculos, sete estádios de futebol, 69 clubes desportivos, dez ciclovias, dois iates clubes, 12 clubes de golfe, mil academias de ginástica e quatro parques temáticos. Em se tratando de gastronomia, 12.500 restaurantes, 52 tipos de culinária, 500 churrascarias, 250 restaurantes Paralelamente, participantes de eventos em passagem por São Paulo recebem catálogos com descontos e benefícios em espaços culturais e de lazer, um estímulo para estender a permanência na cidade.
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