Revista da ESPM - MAR-ABR_2008

39 MARÇO / ABRIL DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Orlando de Souza japoneses, 15 mil bares, 3.200 pa- darias e 1.500 pizzarias. Sem estatísticas bem apuradas, o marketing de uma cidade não so- brevive. É aí que entra o “marketing de números”. O mapeamento da metrópole em suas minúcias consti- tui o norte para todo o seu processo de divulgação, por permitir a precisa análise e prospecção de oportuni- dades promissoras. Controle. Hora de parar e comemorar? Parar sim, mas só para projetar o futuro que poderá ser melhor ainda. A Prefeitura divulgou, recentemente, a intenção de aproveitar uma área 12 vezes maior que o espaço doAnhembi para a cons- trução de ummegapólo de eventos na divisados distritos dePirituba e Jaraguá, na zona oeste. O objetivo é criar um centro de convenções e uma arena multiusopara 40mil pessoas, que seria utilizado para abrigar novos eventos, principalmente para aCopa doMundo de 2014. E ainda anunciou a intenção de dobrar a capacidade do Anhembi para exposições. Iniciativas funda- mentais para uma cidade que carece de mais espaços para eventos, para comportar todo esse crescimento. O Governo do Estado estuda um lo- cal para a construção de um terceiro aeroporto, provavelmente na região da Raposo Tavares e no máximo a 70 quilômetros deCongonhas. Um inves- timento inicial de R$ 25 bilhões para desafogar os aeroportos deCongonhas e de Cumbica. a seguir esse círculo virtuoso de marketing. O País tem indicadores exponen- ciais e um potencial latente como pólo turístico global. Aos pou- cos, aprende-se a lição de casa, estando em litorais calorosos, em contato pleno com a natureza, em uma Meca cultural ou um badalado centro de compras. Turismo, antes de uma vocação, é uma atividade. E intermitente. SÃO PAULO RESPONDE POR 75% DO MERCADO BRASILEIRO DE FEIRAS Formar uma base de dados e atualizá-la constantemente, vis- lumbrar novas oportunidades, trazer mais eventos, atrair visi- tantes, treinar os responsáveis por recebê-los e administrar uma infra-estrutura adequada a esse crescimento. São Paulo e o Brasil, de modo geral, começam ES PM ORLANDO DE SOUZA Presidente da diretoria executiva do São Paulo Convention &Visitors Bureau (SPCVB)

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