Revista da ESPM - MAR-ABR_2008

48 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2008 Programas de fidelidade QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM CLIENTE ATIVO E UM CLIENTE FIEL? Durante muitos anos pensávamos o marketing a partir de um conjunto de medidas integradas ao modelo classicamente chamado de 4Ps: trabalhando-se um bom produto adicionado a uma distribuição forte, um preço competitivo e uma comunicação sedutora, a empresa estaria em condições de conquistar e manter seus clientes. De lá para cá o modelo continua válido, mas muito mais complexo. Omercado tornou-se extremamente dinâmico por conta de inúmeros fatores: globalização, pressão sobre custos, ganhos sociais, internet, con- sumidores participativos, inúmeros produtos e uma tecnologia extrema- mente dinâmica à nossa disposição tornam o universo do marketing su- ficientemente conturbado para ba- searmos as nossas decisões somente no modelo clássico dos 4Ps. EXISTE ALGUMA DIFERENÇA? 4 P’s 1. PRODUTO 2. PREÇO 3. PESSOA 4. PRAÇA Ilustração: Miriam Duenhas F I D E L I D A D E E P R O G R A M A S D E F I D E L I D A D E :

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