Revista da ESPM - MAR-ABR_2008
49 MARÇO / ABRIL DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Paulo Salvador Os programas de milhagem surgiram nesse contexto: no final dos anos 70 as companhias aéreas americanas fo- ramdesafiadas por uma concorrência que veio com a desregulamentação e conseqüente perda de monopólio de rotas. Isso somado à evolução da informática, que permitiu o ar- mazenamento de grandes bases de dados de clientes com vistas a futuras ações de comunicação. A Companhia pioneira dos progra- mas de milhagem foi a American Airlines com seu AAdvantage: para cada reserva, os clientes eram premiados com milhas que viravam passagens grátis ou up grades. Depois de quase 30 anos, os pro- gramas de milhagem viraram uma verdadeira indústria: mais de 70 com- panhias aéreas administramumbanco de dados de centenas de milhões de clientes que, em 2007, acumularam umpassivo de 17 trilhões demilhas ou o equivalente a 500bilhões de dólares. Assim dizem alguns blogs: “Você trabalhou duro para ganhar suasmilhas?Voando ou usando cartão de crédito? E encontra cada vez mais dificuldade de encontrar um lugar vago no avião para usá-las? Bem-vindo ao mundo confuso e frustrante dos programas de milhagem”. Hoje em dia ganhar milhas é fácil e banal. Mais de 55% das mi- lhas vendidas nos EUA provêm de atividades não relacionadas a voar. Compras com cartão de crédito, jantares, flores, financiamento de casa própria e até mesmo funerais dão milhas. Mas resgatá-las tornou- se um verdadeiro malabarismo. Pri- meiro a disponibilidade de assentos “gratuitos” é cada vez mais limitada pela forte procura e pelos complexos sistemas de rentabilidade chamados Os programas de milhagem surgiram nesse contexto: no final dos anos 70 as companhias aéreas americanas foram desafiadas por uma concorrência que veio com a desregulamentação e conseqüente perda de monopólio de rotas. Primeiro a disponibilidade de assentos “gratui- tos” é cada vez mais limitada pela forte procura e pelos complexos sistemas de rentabilidade chamados Yeld Management. Ð Imagens do site fornecidas pelo Citi Bank Imagens do site fornecidas pela Agifor Online. RE/ Veja - Edição 1896 - 16 de março de 2005 - Arquivo da Propaganda
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx