Revista da ESPM - MAR-ABR_2008
62 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2008 Gastronomia e turismo Ora, começa a aparecer, com nitidez, a busca de experiências gastronômi- cas distintas, como motivação turís- tica forte. Mais e mais turistas do mundo todo estão dispostos a buscar destinos onde possam ex- perimentar culinárias das quais apenas conhecem por relatos. O próprio cinema recente apresenta uma produção expressiva de filmes que nos transportam para vivências gastronômicas situadas em cenários bucólicos, ligados ao comer “cam- ponês”, como uma redescoberta dos prazeres que a civilização urbano- industrial parece ter roubado. Em outras palavras, a idealização do terroir é hoje motivo suficiente para o deslocamento, ou aumento de fluxos turísticos. Trabalhar comprodutos locais, a partir de receitas tradicionais e seus ingre- dientes, procurando fazê-los dialogar com o gosto dos turistas, deveria ser a grande diretriz da indústria do turismo ao se relacionar com a culinária de uma localidade. Sob esse ponto de vista, precisamos reconhecer que a in- dústria do turismo no Brasil é bastante preguiçosa. Preguiçosa no sentido de que, nos seus planos de negócio, não contempla a necessidade de inves- timentos nessa direção, deixando a gastronomia fora da atratibilidade que constroem, ao sabor da tradição que, como a paisagem, idealmente, deve permanecer intocada. Investimento em gastronomia significa investimentoemetnografia, emcompi- laçãodematérias-primas e técnicas; em experimentação, em tentativas e erros; em décor e ambientação e assim por diante, abrangendo tudooquecompõe Para elas, a gastronomia é acidental, não sendo o seu desenvolvimento objeto de atenção ou planejamento. O próprio Ferran Adrià, tão identificado com inovação e a quebra de paradigmas, chama a atenção para a primeira fase do seu trabalho – não tão conhecida e divulgada quanto as “espumas” – que consistiu num esforço sistemático seu e de outros chefs espanhóis. Foto: Herbert Lehmann - Google images Fotos: Brazil in Davis - Google images
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx