Revista da ESPM - MAR-ABR_2008

70 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2008 Mercado de Luxo Tomando como verdadeiras as taxas de crescimento do consumo e do número de consumidores de produtos e serviços de luxo no Brasil, há uma questão que paira no ar: como as empresas de lazer, turismo e gastronomia se estruturam para seduzir, atender e manter os exigentes clientes da classe A? Algumas premissas devem ser con- sideradas, um caminho estratégico, um patamar conceitual que orien- tará a seqüência desse estudo. A primeira delas aponta para o valor que as marcas de luxo possuem – seu brand equity. É desnecessário afirmar que produtos e serviços que atendem o consumidor de maior renda não estabelecem seu preço sustentado no custo de suas merca- dorias, mas no valor que cada uma delas representa para seu target. brand equity, segundo Aaker é, de maneira simples mas não simplista, o quanto cada consumidor está disposto a pagar a mais para possuir determinado produto ou serviço. Ora, se os clientes de maior poder aquisitivo elegem, por unanimi- dade, um produto ou serviço como parte de seu menu de compra, fica evidente que há um valor adicional a tais marcas que as elevam a esse patamar superior. Há um “equity” pelo qual os exigentes consumidores pagam uns “trocados” a mais. Aqui se estabelece o conceito de valor que Kotler, inspirado emAdam Smith, traduziu por uma simples equação que denominou Equação Virgin Galactic Accredited Space Agent - by Sir Richard Branson’s Virgin Group Projeto em concepção, pela Virgin Galactic, e estabelecido por Sir Richard Branson’s Virgin Group para desenvolver o turismo espacial para pessoas de alto poder aquisitivo.

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