Revista da ESPM - MAR-ABR_2008
73 MARÇO / ABRIL DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Fernanda Portugal Gouvêa , Ismael Rocha e Stephan Duailibi Younes sileiro, onde vários dos aspectos conceituais descritos nos pará- grafos iniciais deste estudo são contemplados. Turismo, gastrono- mia e lazer convergem para uma experiência singular, oferecida a um seleto grupo de abastados consumidores brasileiros. parte doVirtuoso – Specialist in the Art of Travel, uma seleta rede reunindo o melhor do turismo internacional, atualizada com o que existe de mais sedutor em viagens de luxo. A agência de turismo tem um produto considerado único no mercado bra- Com o exemplo da PrimeTour é po s s í ve l ve r i f i c a r a f o r ç a do mercado de luxo e o quão rentável ele pode ser. De igual f orma , é t ranspa r en t e o que muda no consumo de produtos e serviços de luxo, em pleno século XXI. OS PILARES DO LUXO Jean Castarède, autor de uma das mais significativas publicações sobre o mercado de produtos e serviços de luxo, em visita ao Brasil em maio de 2006, proferiu uma palestra na ESPM onde destaca três aspectos que servem de alicerce para suamaneira de pensar. Segundo Castarède, o luxo deve ser assim caracterizado: A) como algo que se apóia em uma inovação, seja ela relativa à estética ou ao bem-estar. Um artesão de luxo, na concepçãode uma jóia, na elaboração de um prato ou na construção de um programa de lazer, deve ser um artista criativo; B) como um mistério, uma forma de sonho onde o consumidor se projeta. O luxo responde a um desejo, nunca a uma necessidade.Aaquisição de um produto ou serviço de luxo remete o adquirente a um estado social que ele deseja, busca, idealiza; C) como algo que se coloca, se posi- ciona, sempre à frente de paladares e sabores, de gostos e expectativas, de necessidades aparentes e carências latentes. O luxo é resultado de pessoas que têma capacidadede inovar, ofertar não o que se procura, mas o que se deseja. Omarketing do luxo não pode ser caracterizado comoomarketing da procura, mas o marketing da oferta. Ð Google images
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