Revista da ESPM - MAR-ABR_2008

75 MARÇO / ABRIL DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Fernanda Portugal Gouvêa , Ismael Rocha e Stephan Duailibi Younes Em entrevista a um periódico de São Paulo, o presidente da JHSF, incorpo- radora do novo Cidade Jardim Shop- ping, que ampliará a área dedicada ao comércio de produtos e serviços de luxo, afirma que o espaço foi concebido para atender ao maior anseio das pessoas hoje, ou seja, o bem-estar. Completa afirmando que o espaço proporcionará conforto e um clima agradável, mesclando cultura, lazer e gastronomia. Fato esse que já atingiu o outro impor- tante player dentro desse mercado, o Shopping Iguatemi, que reagiu informando que abrirá dois novos restaurantes, o tradicional Rodeio e o contemporâneo Ritz. Cada um destes empreendimentos focados em proporcionar lazer no ato da compra, construídos pelo prazer em estar e pelo desejo de fazer, compreendem os três aspectos que Castarède destaca. Há uma bus- ca incessante pela inovação e pelo bem-estar, não há foco nos produtos ou na necessidade em tê-los, mas no prazer em possuí-los, no estado social que ele idealiza, e por último, há nas catedrais do luxo o marketing da oferta e não da procura. O lazer, a gastronomia e o turismo focados para o mercado formado por pessoas commaior poder aquisi- tivo seguem a mesma dinâmica. Seu sucesso, dentro dessa mesma perspectiva, acontece quando seus líderes aferem cada um desses pa- péis a seus empreendimentos. Lipovetsky complementa esse pen- samento quando aborda a fase III do processo de consumo. Segundo o filósofo, após a fase do consumo ostentatório e do consumo expe- riencial, vivemos agora o hipercon- sumo, ou o consumo emocional. Para o autor, o consumidor busca hoje mais objetos para viver, em detrimento de objetos para exibir. Ilustrações: Neco Lipovetsky complementa esse pen- samento quando aborda a fase III do processo de consumo. Segundo o filósofo, após a fase do consumo os- tentatório e do consumo experiencial, vivemos agora o hiperconsumo, ou o consumo emocional. Foto: imageshack.us Ð

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx