Revista da ESPM - MAR-ABR_2008
77 MARÇO / ABRIL DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Fernanda Portugal Gouvêa , Ismael Rocha e Stephan Duailibi Younes Kevin sugere o Amor como a grande evolução do Branding. Mistério, Sensualidade e Intimi- dade são os ingredientes propostos pelo autor para que as marcas con- sigam ocupar espaço na memória e no coração das pessoas. Cultivar o mistério. Misturar, experi- mentar sinestesias, integrar audição, visão, olfato, tato, paladar para cons- truir sensualidade. Caminhar na busca pela empatia, no calor da paixão, no tratar e cumprir compromissos para arregimentar a intimidade. Essas são algumas características das lovemarks, segundo o autor. E aqui se estabelece o grande ponto em comum entre o pensa- mento de Castarède, Lipovetsky, Roberts e as marcas no mercado de luxo: a emoção. É preciso despertar a emoção para gerar a integridade do conjunto de expressões damarca.Administrar esse conjunto de expressões para que ele seja sempre coerente, relevante, claro, impactante, é uma tarefa que mistura arte e ciência, técnica e criatividade, razão e emoção. E o amor de Kevin é assim. Uma mistura de funções e emoções, de tangíveis e intangíveis, do básico e do extraordinário. Ele propõe a soma do algo mais que encanta e faz voltar, do toque especial que torna as experiências únicas e inesquecíveis como desempenho, a entrega, a con- fiança. No amor de Roberts há lugar para o respeito. Se não há respeito, não há amor, observa o autor. Informação Reconhecida pelos consumidores Genérica Apresenta uma narrativa Promete qualidade Simbólica Definida Declaração Atributos definidos Valores Profissional Agência de publicidade RELACIONAMENTO AMADA PELAS PESSOAS PESSOAL CRIA UMA HISTÓRIA DE AMOR TEMUM TOQUE DE SENSUALIDADE ICÔNICA INFUNDIDA HISTÓRIA ENVOLTA EM MISTÉRIO ESPÍRITO PASSIONALMENTE CRIATIVA COMPANHIA DE IDÉIAS MARCA LOVERMARKS: O CONCEITO A teoria utilizada para a construção desse painel, que se ajusta a tais va- riáveis de maneira clara, é a proposta por Kevin Roberts: Lovemarks. Executivo que lidera mais de 7.000 pessoas de criação em 82 países, Kevin desenvolveu uma nova ma- neira de entender as marcas e sua relação com os consumidores. Algo que vai muito além dos méto- dos convencionais de reestruturação e mudança organizacional. “Era o passo seguinte das marcas de confiança. Ter um caso de amor duradouro é melhor do que ter uma relação de confiança” diz ele. “De peixe para lagarto. De macaco para homem. De marca para Love- mark” propõe, darwinianamente, o autor. Ð Fonte: Lovemarks , o futuro além das marcas . Kevin Roberts (2005).
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