Revista da ESPM - MAR-ABR_2008
78 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2008 Mercado de Luxo Depreende-se do pensamento do autor, portanto, que uma marca pre- cisa ser respeitada para ser amada. Mas esse próximo passo não é um processo automático. Nem todas as marcas respeitadas conseguem ser amadas. O amor pelas marcas é cheio de mistério, intimidade e sensualidade e, quando acontece, cria vínculos duradouros e difíceis de serem entendidos, explicados e rompidos. A adoração pelas love- marks é capaz de coisas incríveis. O vínculo torna-se tão forte que, para Kevin, uma marca que se torna uma Lovemark deixa de ser de seus fundadores ou acionistas e passa a ser de seus adoradores. FELICIDADE ALÉM DA RAZÃO. VALORES, SENTIMENTOS, IDEAIS E AFETOS. No mercado de luxo, em especial nas áreas de lazer, turismo e gas- tronomia, identificam-se diferentes motivações de compra, mas similari- dades no processo de construção de valor. Algumas marcas nesses setores vêm conseguindo o que todas as marcas gostariam de conseguir: se relacionar com seus clientes. Empresas de diferentes segmentos com diferentes estratégias entram na vida dos consumidores. Estar pre- sente emmomentos íntimos, assumir compromissos, estabelecer elos difí- ceis de serem compreendidos e mais difíceis ainda de serem quebrados. No mercado de luxo as experiências são únicas, as expressões da marca e as ligações com os clientes não acontecem por meio de benefícios funcionais, mas por uma somatória de entregas diferenciadas. Companhias aéreas, agências de tu- rismo, hotéis, restaurantes. Diversas são as companhias que empregam a inovação total, o zelo imaginativo. Em- Campanha: Lovemarks conferência/Istanbul,Turkey.
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