Revista da ESPM - MAR-ABR_2008
8 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2008 A Revista da ESPM entrevistou para este número dedicado aos negócios do turismo duas mulheres e um homem que cobrem três das áreas críticas deste mundo ao mesmo tempo complexo, desafiador e maravilhoso – e que têm coisas estimulantes a dizer. JEANINE PIRES representa a visão oficial. Aos 40 anos, à frente da Embratur, aprendeu a vender o Brasil, no início da década, levando turistas argentinos e portugueses em vôos charter para o Nordeste. A partir de 2003, a Embratur passou a cuidar exclusi- vamente da promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no exterior. Ela reformulou a participação do Brasil em feiras internacionais de turismo e adequou as estratégias ao Plano Aquarela de Mar- keting Turístico Internacional, o plano de marketing que dá as bases para a promoção internacional do Brasil nos próximos 10 anos. E que também deu origem à criação da MARCA BRASIL. Ela foi entrevistada por Claudia Penteado. CHIEKO AOKI é a brasileira japonesa, chamada grande dama da hotelaria interna- cional. Presidente e fundadora da Blue Tree Hotels, empresa que leva a versão em inglês do seu nome Aoki, que significa árvore azul, atua em hotelaria há 25 anos. Chieko é formada em Direito pela faculdade do Largo de S. Francisco da Universidade de S. Paulo e fez cursos sobre administração na Universidade Sophia, em Tóquio, e de hotelaria, na Cornell University, nos EUA. Na entrevista concedida a Francisco Gracioso e J. Roberto Whitaker Penteado, falou sobre os novos conceitos diferenciais de hospitalidade, que introduziu nos serviços e no estilo de gestão dos seus hotéis – e de como a espiritualidade ocupa um lugar importante em sua vida pessoal e profissional. E também de como as culturas de Brasil e Japão estão mais próximas do que se imagina. Finalmente, BELARMINO IGLESIAS FILHO revela quase todos os segredos do restau- rante-empresa de maior sucesso do país: o Rubaiyat. Nascido em São Paulo, filho de galegos, é o principal administrador de uma rede que inclui dois Baby Beef, A Figueira e o Porto Rubaiyat, em São Paulo, o Cabaña Las Lilas, em Buenos Aires, Baby Beef e Porto Rubaiyat, em Madri. Formado em economia pela FEA-USP, com pós-graduação da Fundação GetulioVargas, Belarmino estagiou na contabilidade de um banco, antes de ir trabalhar com o pai, em 1982. Fez estágios em culinária e hotelaria nos Estados Unidos – e introduziu as mudanças que tornaram a rede um verdadeiro exemplo a ser seguido em escala mun- dial. Atualmente, também gerencia a parte agrícola e pecuária da Fazenda Rubaiyat, em Dourados (MS), onde são criados e geneticamente aprimorados os bois, frangos, porcos e javalis utilizados pelos restaurantes. Entre os projetos para o futuro, está a expansão da empresa. Belarmino não hesita em afirmar que poderá, rapidamente, dobrar de tamanho.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx