Revista da ESPM - MAR-ABR_2008
81 MARÇO / ABRIL DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Fernanda Portugal Gouvêa , Ismael Rocha e Stephan Duailibi Younes AAKER , David.A. - Marcas: Brand Equity. Gerenciando o valor da marca . Negócio Editora, 2004. CASTARÈDE , Jean. - Luxo: os segredos dos produtos mais desejados do mundo . Editora Barcarolla, 2005. FOMBRUN , C. J.; van RIEL , C. B. M. - Fame and Fortune: how successful companies build winning reputations . Financial Times Prentice Hall, 2004. KOTLER , Philip. - Administração de Marketing . Prentice Hall, 2001. LIPOVETSKY , Gilles. - A Felicidade Paradoxal. Ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo . Companhia das Letras, 2007. ROBERTS , K. - Lovemarks: o futuro além das marcas . M. Books do Brasil, 2005. SCHWERINER , Mário E. R. - Identificando Necejos e Supérfluos Essenciais . Editora Saraiva, 2006. ISMAEL ROCHA Professor e chefe do Departamento de Marketing, e coordenador do Curso de Marketing para Produtos e Serviços de Luxo da ESPM, diretor da Donatio Comunicação Empresarial. FERNANDA PORTUGAL GOUVÊA Graduada em Administração Merca- dológica pela ESPM. Diretora de lazer da PRIMETOUR Agência de Viagens e Turismo. STEPHAN DUAILIBI YOUNES Gerente de marketing da Unimed do Brasil. Mestrando da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com MBA e graduação pela ESPM. que as Lovemarks sempre tenham existido no mercado de luxo e até em outros mercados. Kevin Roberts entendeu como isso acontece. Para o autor: “Lovemarks are a simple idea. They come from deep inside what every human being wants and needs most. Love.” parece estar agradando gregos ricos e troianos milionários. A brasileira PrimeTour também está atenta ao potencial do mercado de luxo e à importância da relação emocional com o cliente. Segundo Fernanda Gouvêa, diretora de lazer da empresa, tudo começou com as conclusões de uma análise merca- dológica que espelhava as mudanças no consumo de luxo: as experiências estavamficando saturadas, as fotos nos álbuns começavam a se repetir. Com clientes que tinham boa parte dos países do mundo já carimbados nos passaportes, os armários cheios de roupas de grife e garagens com vários modelos de carros, a agência decidiu que era hora de oferecer uma experiência única e inesquecível. Visitar pela décima vez a mesma cidade ou fazer o mesmo percurso de navio não gerava encanto. Era necessário surpreender. Assim surgiu o Enófilos ao Mar. Um cruzeiro que oferece muito mais que a possibilidade de visitar três países em um navio de luxo. Uma viagem que começa diferente: o projeto é apresen- tado em um jantar no Fasano, um dos templos da gastronomia de luxo. Um produto que oferece um dife- rencial emocional. Uma viagem para apaixonados por vinhos com o som- melier Manoel Beato (Fasano) como guia. Um consultor enogastronômico que vai conduzindo a confraria por um mergulho no mundo mágico dos vinhos. Explicações sobre o roteiro, a influência das condições geográficas, as diferenças das culturas e o processo de produção se somama degustações e oportunidades únicas de visitas a vinícolas que normalmente não re- cebem turistas, como o Chateau DY e o Chateau Mouton Rothschild. “Tínhamos a idéia elaborada e um produto com grande potencial nas mãos, mas precisaríamos vender ao público certo para ter o êxito espe- rado. Optamos por uma venda direta aos clientes do sommelier/consultor, o que possibilitou a formação de seis casais de amigos, afinal esta viagem pedia harmonia em todos os sentidos,” afirma Fernanda Gouvêa. Ela tinha razão. A estratégia cheia de charme, unicidade e inventividade obteve sucesso.As vagas se esgotaram em um mês e a continuidade segue e respeita uma das condições essenciais para o mercado de luxo: a exclusivi- dade. “Temos só uma saída por ano. Esse tipo de experiência não pode ser feita em grande escala”, conclui a diretora de lazer da PrimeTour. As marcas apresentadas são apenas alguns exemplos de empresas que surpreendeme inovam, que inventam e reinventamcompropriedade e êxito negocial. Labels únicos e exclusivos que desafiam de todas as maneiras possíveis a compreensão da dinâmica contida na relação preço X valor. Abre-se então espaço para uma re- flexão final. Talvez não sejam as marcas que es- tejam dominando a vida, como afir- mam alguns, mas a vida que esteja dominando as marcas. É possível ES PM BIBLIOGRAFIA
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