Revista da ESPM - MAR-ABR_2008
85 MARÇO / ABRIL DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Katia Martins Valente é mutável e está presente em nossa sociedade. Aqui, vale a pena enfatizar que nunca omercado discutiu, de for- ma tão veemente, a necessidade de se conhecer o perfil de comportamento dos diferentes consumidores que compõem o setor de turismo. Hoje se define o público-alvo em função dos hábitos, atitudes, estilo de vida, valores, crenças e comportamentos, e não só pela classe econômica, idade e sexo. Chega-se ao ponto de estudar- mos onde o consumidor compra, por que compra e como paga, quando paga, para quem compra, em que momento compra etc. A gestão da comunicação integrada mercadológica, inserida no planeja- mento demarketing, direciona grande parte dos seus esforços no sentido de conhecer os diferentes públicos e suas complexas necessidades em relação à prática de consumo, de maneira que possa atuar por meio das diferentes ferramentas de comunicação, que podem ser as tradicionais, como a da propaganda, relações públicas, mar- keting direto, promoção de vendas, venda pessoal e merchandising, ou as formas do marketing digital e ino- vadoras, que utilizam dos recursos da tecnologia de informação, dos blogs, sites, games, do entretenimento, da moda etc. O segmento de turismo, como qual- quer outra atividade da economia, é composto por diversos setores, como: a hotelaria, a aviação, a locação, as empresas de turismo etc., que agem em parceria, com o objetivomaior de realizar a boa infor- mação, divulgação e comercializa- ção dos serviços prestados. Como objetivo de alcançar a excelên- cia em prestação de serviços temos a comunicação como um recurso poderoso e, portanto, de diferenciação que possibilita a interação entre os produtos/serviços representados por meio de suas marcas, mais o seg- mento de atuação e o consumidor. No turismo, como em qualquer outra atividade, temos a presença de diferen- tes marcas que atuam e se comple- Chega-se ao ponto de estudarmos onde o consumidor compra, por que compra e como paga, quando paga, para quem compra, em que momento compra etc. Ð Foto: Dubes Sonego
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