Revista da ESPM - MAR-ABR_2008

87 MARÇO / ABRIL DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Katia Martins Valente Isto é pura gestão de comunicação e marketing, porque de nada adianta termos folhetos, sites maravilhosos, pesquisas de satisfação, identidade visual, promoçãodevendapormeiode campanhasdefidelidade, eventos, ade- quada estrutura física do empreendi- mento, sepecamos na contrataçãoena supervisão da linha de frente, daquele profissional ligadoaoatendimentopes- soal e que, portanto, é o responsável por concretizar a prestação de serviço por meio da comunicação. Sempre enfatizo e retrato as falas de vários gestores da comunicação que divulgama importância da ferramenta de comunicação na venda pessoal. A venda pessoal é um diferencial que pode encantar e evoluir para o pro- cessodeconsumoeexperiência, como pode acarretar um fim e a total perda de relacionamento entre aquele con- sumidor e uma determinada marca. Só para complementar e retratar dados relevantes do setor de turismo, o Portal Brasileiro do Turismo informou que o faturamento das 92 maiores empresas do setor turístico cresceu 14,8% em 2007, gerando um montante de R$ 34,1 bilhões. Os principais segmentos que contribuíram para esse desempe- nho foram: locadoras de automóveis, companhias aéreas e operadoras de receptivo. O resultado é apontado na IV Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (PACET) enco- mendada pelo Ministério do Turismo/ Embratur. Em face do desempenho do setor em2007, os dirigentes acreditam que o faturamento continuará subindo e, para 2008, pensam que o aumento médio será de 16,7%. Estes índices demonstram que temos grande número de profissionais que trabalham para este segmento, com um autêntico propósito de satisfazer as necessidades dos clientes e gerar fluxo de receita e lucro. Neste contexto, podemos afirmar que a atividade turismo é um dos grandes cartões de visita do nosso país e ne- cessita ser trabalhada por meio das diferentes arenas da comunicação que são utilizadas no planejamento e nas práticas de uma criteriosa gestão estratégica da comunicação. Enfatizo a real importância desse processo que precisa gerenciar e lidar com dife- rentes ferramentas de comunicação, como a ferramenta relações públi- cas, que tem por objetivo proteger e promover a imagem de marca do Brasil, por meio de atividades como assessoria de imprensa, eventos, patrocínios, shows e megaeventos, no sentido de mostrar o Brasil como ótima opção, com ampla gama de destinos turísticos, que são seguros, com infra-estrutura adequada e com valores convidativos. Aqui temos de combater uma visão distorcida do tu- rismo brasileiro que é vendido e publi- cado pela imprensa internacional como um local inseguro, de prostitui- ção fácil, bebida acessível, música e dança, onde tudo vira festa. Opapel da ferramenta relações públi- cas é, sem dúvida, muito complexo e desafiador no sentido demudar idéias pré-concebidas, para retratar o lado positivo do nosso turismo; um Brasil que tem, realmente, um povo alegre, amigável e hospitaleiro e que possui várias opções para a concretização de negócios, entretenimento e lazer. Já na área de eventos, e de acordo com a matéria publicada pelo Portal Brasil, temos hoje um nicho interessante do mercado que é o de feiras e eventos. Só para se ter uma idéia, 80% das 160 principais feiras que acontecem anualmente no país ocorrem em São Paulo. É um público mais elitizado, que gasta em média US$ 110.00 por dia emface dosUS$80.00por dia gas- tos pelos turistas comuns. Nos últimos dois anos houve umaumento de 14% nonúmerode estrangeiros que desem- barcaramnoBrasil para compromissos profissionais, para participar desse tipo de evento. PortoAlegre e Curitiba vêm se especializando em nichos especí- ficos – Porto Alegre caminha para ser a capital informal de grandes eventos sociais e, em Curitiba, 50% dos even- tos são congressos da área médica. Aqui já estamos retratando outra arena de comunicação, que são as feiras e eventos que trabalham no sentido de informar que o nosso país tem, sim, infra-estrutura para receber eventos dos mais variados segmentos, bem como divulgar asmarcas aqui presentes. Os dados apresentados demonstram a importância e o crescimento da arena de Ð

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