Revista da ESPM - MAR-ABR_2008

88 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2008 Diferencial no setor de turismo comunicação“eventos”comoumaforma efetiva de entrada de capital estrangeiro, bem como o aquecimento do turismo interno que, sem dúvida, ajuda na movimentaçãoda economia ena gera- ção de novos postos de trabalho. Nestes eventos devemos demonstrar a nossa habilidade emnos comunicar em outras línguas, a necessidade de termos uma equipe de gestão de ven- das comconhecimento e competência profissional, e autoridades e equipes de apoio devidamente preparadas no sentido de retratar umBrasil que pode e deve se destacar por meio de profis- sionais capacitados e bempreparados. Não podemos esquecer que, com a atividade do turismo, podemos am- pliar as oportunidades de crescimento do país, por meio de investidores es- trangeiros dispostos a apostar e investir em nossa economia. Nesse processo destaco a importância de um relacionamento de valor que pode ser alcançado por meio de uma gestão estratégica de comunicação e marketing que permeia as diferentes formas de se comunicar e que cative os diferentes turistas que nos visitam. Comoprofissional egestoradecomuni- cação, tenho certeza de que ainda falta muito investimento em infra-estrutura, educação, cultura e saúde para que possamos ser vistos como povo desen- volvido, globalizado e inovador. Con- tudo, tenho uma convicção pessoal: a de que investir em conhecimento, em treinamento de pessoas e na comuni- cação como um todo fará com que possamos ser, umdia, uma das marcas líderes no segmento de turismo. Souotimista e sonhono sentidode que as principais deficiências serão sana- das e que seremos um país com ex- celência e habilidade de comunicação para encantar os turistas. Encantar de uma forma educada, polida e com total conhecimento do setor. . ES PM KATIA MARTINS VALENTE Atuou 25 anos como executiva de comunicação nas empresas Du Pont, Philip Morris, McDonald´s, Boehringer e agências Thompson , Lintas e Y&R. É consultora de comunicação e marketing, professora de comunicação dos cursos de pós-graduação e do MBA executivo da ESPM. Foto: Revista Turismo - Dez. 2002 Imagem do Blog - Ricardo Pomeranz Anúncio - Governo da Bahia Cartaz - Metô Fashion/9 a edição - Universidade Metodista - SP GRACIOSO , Francisco - As sete arenas de comunicação , revista Marketing, Editora Refe- rência, São Paulo, 2005. 29p.- 35p. ROBERTS , Kevin - Lovemarks: o futuro além das marcas , São Paulo, Makron Books, 2005. KOTLER , Philip - Administração de Marketing , Atlas, São Paulo, 2006, 12 ed.a. ACESSO AO PORTAL BRASILEIRO DO TURISMO em 25/03/2005. ACESSO AO WW.PORTALBRASIL.NET /2008/re- portagens/turismo_no_brasil.htm - 20k - 19 fev. 2008 Toscano, Fernando. BIBLIOGRAFIA

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx