Revista da ESPM - MAR-ABR_2008
9 MARÇO / ABRIL DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M ENTREVISTA COM PIRES PRESIDENTE DA EMBRATUR J EA NI NE Ð CLÁUDIA – Jeanine, você diria que o turismo no Brasil – com o foco no mercado externo – está vivendo um bom momento? JEANINE –Omelhor.Oque existe hoje tem, por trás, uma história. AEmbratur tem42 anos,mas o focona promoção internacional só começouem2003.Antes disso, houvediversas formas de trabalhar a promoção do Brasil. O que eu posso ressaltar do período que vivencio: Primeiro: o cenário básico, macroeconômico do Brasil hoje, émuito favorável para toda a atividade econômica –oque, no caso do turismo, é muito positivo. Há, internamente, ummercado aquecido, um aumento de consumo. E com a vinda do turismo estrangeiro, vemo investimentode fora e tambémo investimento nacional – em equipamentos hoteleiros, de eventos, de lazer, de serviços, culturais e de entretenimento. Ou seja, há uma musculatura (produto e serviço turístico) mais forte e que se podeoferecer comodestino. Sendoassim, a confiabilidade brasileira lá fora émuito grande. OMinistério doTurismo lançou o Plano Nacional de Turismo em 2003 e o re- lançou no ano passado – com foco até 2010. Trata-se de uma política de Estado, onde existe uma parceria muito grande com os setores públicos estadual, municipal, comas entidades de classe e como setor privado. Porque é preciso não só que a política se renove permanentemente, mas que haja continui- Imagem: acessoria de imprensa da Embratur
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx