Revista da ESPM - MAR-ABR_2008

93 MARÇO / ABRIL DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Mirela Tavares ponsáveis por eventos no mundo inteiro”, diz Corrêa. Para ele, isso demonstra uma oportunidade tam- bém para um player brasileiro forte. “Esse é um setor muito dinâmico na economia do país, ainda mais quando é composto, basicamente, por excelentes empresas consoli- dadas, ótimas marcas, com 25 ou 30 anos de mercado, porém com a ressalva de gestões familiares”, diz Corrêa, que completa: “Não que a administração familiar impeça o sucesso da empresa, mas de alguma forma amarra o desenvolvimento no sentido de sua globalização”. E, em um mundo globalizado, essa nova visão das feiras, atuando em parceria com outras mídias, como revistas e internet, é um modelo de como essas ações podem servir de ferramentas de marketing para os negócios e o desenvolvimento de um setor. “Nós ainda dispomos de news- letters que editamos, anualmente, em torno de 160 mil e distribuímos antes e depois de cada feira”, diz Corrêa, salientando que chegam a imprimir para cada evento algo como 1milhão de convites. “Contamos também com um website, www.btsp.com.br, cheio de conteúdo atualizado para o trade , que recebe 100 mil visitas – e não apenas cliques! – por mês”, acres- centa ele, que garante que durante a realização de uma feira o número de visitantes no site duplica, indo para 200 mil visitas. “Disparamos ainda um e-mail marketing por semana e temos um database de 180 mil nomes focados nesse setor, no Brasil inteiro. Apesar de atuar especifica- mente com alimentos e bebidas, ele salienta que esse modelo pode atender a qualquer segmento. Para Corrêa o que não se pode mais é trabalhar com o modelo de feira em que o metro quadrado para quem paga por um local ao lado do banheiro custa o mesmo valor de quem compra na área princi- pal. Comparando com a venda de anúncios em jornais, ele questiona: “É a mesma coisa que comprar um anúncio classificado pelo mesmo custo da primeira página. Faz sen- tido? “Mas nós estamos começando a mudar isso”, garante. ARENA DE COMUNICAÇÃO E para mudar, para transformar, efetivamente, em uma ferramenta de marketing indispensável, Corrêa lembra que as feiras ou mídias pre- senciais são verdadeiros shows, um grande momento de encontro, rela- cionamento e ativação de negócios para os empresários. “É um lugar onde se pode mostrar o seu high tech – sua alta tecnologia –, mas também um lugar que proporciona o high touch – mais proximidade, o toque pessoal, onde se interage com o cliente atual ou potencial”, diz Corrêa, para quem o conceito de mídia chega ao nível pessoal. “Todos “Nós ainda dispomos de newsletters que editamos anualmente em torno de 160 mil e distribuímos antes e depois de cada feira”, diz Corrêa, salientando que chegam a imprimir para cada evento algo como 1milhão de convites. “É um lugar onde se pode mostrar o seu high tech – sua alta tecnolo- gia –, mas também um lugar que proporciona o high touch – mais proximidade, o toque pessoal, onde se interage com o cliente atual ou potencial.” Ð

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