Maio_2010 - page 8

PARA ASSINAR, LIGUE: (0XX11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (0XX11) 5085-4646.
SITE:
P
caminhodapequenaempresaécheiodeperigos,mas,quandoaempresa
consegue superá-los, o seudestinonatural é crescer e tornar-segrande.
DuranteoprocessodepreparaçãodestaediçãodaRevista,participamos
deentrevistasedebates commuitosempresáriosdepequenoportee comoutros
que já forampequenos,mas cresceram e se tornaram líderes em seusmercados.
Como se pode imaginar, erampessoasmuitodiferentes entre si, comprojetos e
ideias próprias.Mas, em um ponto, pelomenos, erammuito parecidos – todos
eles tinham a visão do empreendedor. Suamaior paixão na vida é o seu traba-
lho e as suas realizações,muitomais do que os lucros que possam auferir.Não
trocariam o que fazem por nada nestemundo e contaram-nosmuitas histórias
sobre isso.Umdeles,porexemplo,contou-nosqueacabarade recusarumaexce-
lentepropostadeumamultinacional por sua empresa que lhedaria odireitode
continuar a dirigi-la. Pesou tudo e concluiu que não conseguiriamais trabalhar
como executivo, cumprindo as ordens de terceiros. Um de nossos debatedores,
DonizeteDuarte, da FIESP, resumiu o assunto nesta frase:“ummau negócio é
melhor doqueumbom emprego”.
Ospequenosemédiosempresáriostêmoutrascaracterísticasemcomum.Viaderegra,
sãocapazesdedescobrirnichosmenosexploradosenelesconcentramosseusesfor-
ços. Sãopráticos, objetivos e têmodomde fazer as coisas damaneiramais simples
possível.Nissoenarapidezcomquedecidemassuasações,residemtalvezasmaiores
vantagenscompetitivasdaspequenasempresas,quandocompetemcontraasgrandes.
Nãorestamdúvidasdequeomomentomaiscríticonavidadapequenaempresaéasua
transiçãoparaumportemédioeprincipalmenteparaacondiçãodegrandeempresa.
Nessemomento o sucesso depende basicamente de dois fatores: o empreendedor
deve transformar-se também em administrador, aprendendo a trabalhar em equipe,
cuidandomelhordaestrutura jurídicaeaprendendoaconvivercomosfluxosdecaixa
e as análises de custos; em seguida, deveráhaver uma separaçãodefinitiva entre as
finanças da família e a empresa, fazendo desta última um organismo com vontade
própria.Assim,por exemplo,PedroHertz,daLivrariaCultura, concordaplenamente
comMarxWeber quando este diz que o bem-estar e o futuro da empresa devem
colocar-seacimados interesses imediatosda famíliaproprietária.
Finalmente,nãopodemosdeixarderessaltaropensamentodeumdenossosentrevis-
tados,oSr.SilvanoGianni,ex-presidentedoSEBRAE.Eledizqueaverdadeira função
da pequena empresanão é engrossar as receitas fiscais doEstado,mas servir como
canaldedistribuiçãoda rendanacional.Elassão responsáveispor50%dosempregos
esãoasúltimasademitir,nosmomentosdecrise.
FRANCISCOGRACIOSO
Presidente doConselhoEditorial
C
onselho
editorial
FranciscoGracioso –Presidente
HiranCastelloBranco
AlexandreGracioso
J.RobertoWhitaker Penteado
MTB n
o
178/01/93
C
oordenação
E
ditorial
LúciaMariadeSouza
P
rojeto
G
ráfico
e
E
dição
MiriamDuenhas
C
omercial
JoséMauricioPiresAlves
Tel.: (11) 5085-6686
e-mail:
C
apa
Haus +PackingDesign
R
evisão
AnselmoTeixeira deVasconcelos
AntonioCarlosMoreira
R
edação
RuaDr.ÁlvaroAlvim, 123
SãoPaulo –SP –CEP 04018-010
Tel.: (11) 5085-4508
Fax: (11) 5085-4646
e-mail:
I
mpressão
EditoraReferência
RuaFrançoisCoty, 228
CEP 01524-030
Tel.: (11) 2065-0766
Fax: (11) 2065-0721
e-mail:
D
istribuidor
E
xclusivo
FernandoChinaglia
DistribuidoraS/A
R
evistada
ESPM
umapublicação
bimestraldaEscolaSuperiordePro-
paganda eMarketing.Os conceitos
emitidos em artigos assinados são
deexclusiva responsabilidadedos
respectivos autores.
Professores, pesquisadores, consul-
tores e executivos são convidados a
apresentaremmatérias sobre suas
especialidades,quevenhamacontri-
buirparaoaperfeiçoamentoda teoria
edapráticanoscamposdaadminis-
tração em geral, domarketing e das
comunicações.Informaçõessobreas
formas e condições, favor entrar em
contatocomacoordenadoraeditorial.
Expediente
O
Editorial
Ninguémépequeno
por escolha
1,2,3,4,5,6,7 9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,...140
Powered by FlippingBook