Capa2.indd
Entrevista 10 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2008 “A ECONOMIA BRASILEIRA DEU UM SALTO EXPRESSIVO.” sua expansão, no plano do trabalho e da oportunidade. Poderia ser me- lhor, mas, mesmo assim, nos últimos três anos, a economia brasileira deu um salto expressivo, colocando no mercado formal de trabalho milhares de pessoas, dando oportunidade tam- bém àquelas que já tinham empregos ou eram pequenos empreendedores, a oportunidade de crescerem, ex- pandirem as suas rendas, e isso tem proporcionado um ciclo virtuoso crescente no plano econômico do país. Proporcionou também uma redução na miséria e nas diferenças sociais – as distâncias diminuíram um pouco. A ênfase nesse sentido se justifica, estão menos dramáticas, embora ainda sejam dramáticas, mas já houve uma redução desta base da miséria para uma base da pobreza, e alguns já saíram do nível da po- breza para o nível da oportunidade. Tudo isso revela esse novo ciclo na vida do país. No âmbito empresarial também, o Brasil cresceu em pratica- mente todos os segmentos da econo- mia – setor primário, secundário e terciário – empresas multinacionais vêm crescendo. O Brasil assumiu uma posição, nesses três anos, de grande preponderância – há várias multinacionais, onde o Brasil é o principal mercado, segundo, terceiro ou o quarto maior mercado do mun- do. Liderança em vários pontos na América Latina, onde perdíamos para o México e hoje já o superamos. Ou seja, há um clima saudável e positivo (com certa cautela agora em função da crise americana). Com esta crise econômica, houve uma luz de cau- tela que até então não estava acesa em relação à economia brasileira. Mas não eliminou um clima positivo – não vou chamar de otimista, mas ainda positivo. mais amplo de tendência, de arrojo, de conseguir captar aquilo que está acontecendo e trazer para você a capacidade de empreender. Fale um pouco da sua visão desse ambiente e desta contextualização. JOÃODORIA –Oambiente que você diz é o ambiente de negócios? LUIZ GARCIA – De negócios, o nosso ambiente de vida, de socie- dade brasileira, desse mundo em que estamos vivendo. JOÃO DORIA – O Brasil vive um bommomento da sua economia e da LUIZ GARCIA – Estamos vivendo momentos olímpicos e - nessa pas- sagem de bastão - você tem con- duzido tudo isso com um grau de exelência muito grande, com visão empreendedora, uma visão global de negócio, de mundo que, priori- tariamente, faz muita falta no Brasil. O tema da Revista da ESPM é moda e estilo de vida. A partir dai, uma visão empreendedora do mundo da moda, entendendo moda no seu sentido
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx