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Entrevista 12 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2008 dos empresários, a geração de oportunidades de negócios e de congraçamento e fortalecimento de amizades, que é o que faz parte da natureza dos brasileiros. Os brasilei- ros são afetivos, gostam do convívio, e o LIDE tem proporcionado isso de modo muito eficiente. Só para citar dois casos específicos de iniciativas que não foram inspiradas em nada fora do Brasil ou mesmo no Brasil e que se apresentaram com sucesso e hoje são copiadas, utilizadas como referência, multiplicadas no Brasil e mesmo fora dele. LUIZ GARCIA – Uma pergunta um pouco mais conceitual nesse proces- so em função de uma visão mais de especialistas, de alguém que não só vive, mas lidera esse processo. O que faz uma nova moda agradar, seduzir e até chegar a criar hábito? Quando ela deixa de ser apenas uma moda, uma onda que passa, para virar uma tendência? JOÃO DORIA – Quando se tem um número maior de pessoas aderindo àquela tendência; quando há um número mais expressivo, a tendên- cia passa a ser um fato, ela não é só uma tendência. LUIZ GARCIA – Mas como saber aproveitar – talvez essa seja a questão fundamental – não apenas percebê-la? JOÃO DORIA – Tudo aquilo que gera prazer, satisfação pode ser en- tendido como moda. É moda usar uma caneta Mont Blanc. É o prazer de utilizar e ser reconhecido como alguém que é capaz de comprar, usar uma caneta Mont Blanc e ser reconhecido como uma pessoa de bom gosto. Pronto, você transfor- mou aquilo num ato de reconheci- mento porque, conseqüentemente, uma caneta dessas é uma caneta de moda, de grife, algo reconhecido. Isso vale para tudo: serviços, indús- tria, comércio, onde comprar, o que comprar, lugares a freqüentar. Essa é uma referência: se ela lhe gera prazer, satisfação e reconhecimento. Quando muitas pessoas têm esse conjunto de satisfações, pode-se entender que aquela marca, aquele produto ou serviço entraram para a moda – são reconhecidos como produtos ou marcas de moda. LUIZ GARCIA – O que vem pri- meiro: moda ou estilo de vida? JOÃO DORIA – Estilo de vida. Quer dizer, mais do que estilo é a sua for- ma de viver. Há pessoas que vivem com pouco e vivem bem, que não estão preocupadas sequer em usar roupas de grife, relógios, canetas “O ESTILO DE VIDA JÁ É UM OUTRO ESTÁGIO.”
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