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Moda, mudança e opinião 130 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2008 oda é reflexo ou influência? Existe uma ética da moda? Ouvimos alguns profissionais que, pelo seu trabalho, acompanham de perto as transformações no estilo de vida das pessoas. A nova moda é bemmais do que roupa; é statement; é posicionamento no mundo e diante dos grupos sociais. Vestir reflete valores e também influencia padrões de comportamento. Na opinião desses especialistas em estilo de vida e comportamento – e até moda – vestir, seguindo uma certa tendência, reflete aspirações, desejos. Como diz Jaime Troiano, moda tanto cria comportamentos e novas formas de auto-expressão, quanto capta pistas e tendências que estão aí, no seio da sociedade. Para quem trabalha com criação e marketing de moda, o segredo está em saber lidar com esses dois lados da questão, sem nunca perder de vista que há muito mais por trás da escolha de um jeans e uma camiseta do que se pode imaginar. CLAUDIA PENTEADO Colunista M E O I P N Ã O I A Ç N A D U M A, D O M

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