Capa2.indd

Depoimentos 131 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M MODA É USABILIDADE E INOVAÇÃO “O sucesso de uma nova moda se explica pela necessidade cultural de uma nova forma de expressão, que passa pela criação e design e vai até novas tecnologias e cami- nhos de sustentabilidades. Esta nova moda precisa ter sentido autoral, linguagem de vanguarda com princípios de usabilidade e inovação. A moda retrata a vontade de um certo público no tempo, o que vende é o desejo coletivo de um determinado per- fil, o público é uma mídia cheia de aspirações. A moda deve ser vista como um potencial meio de comunicação. É assim que trabalho através da moda com os clientes da Dreamholic, minha agência de criação.” Alessa – Estilista CASA DA ALESSA MODA É EXPRESSÃO “A moda reflete o desejo coletivo de usar e absorver uma nova idéia. Hoje em dia as pessoas têm necessidade de transmitir, através da roupa, uma idéia nova, diferente. Mostrar que es- tão à frente do seu tempo. Nem todo mundo tem o requinte de conseguir expressar um compor- tamento Nico* – pessoal, através do vestir. Em geral, as pessoas simplesmente procuram uma roupa que as enfeite. A ética da moda deveria estar diretamente ligada ao respeito que o indi- víduo deve ter por seu corpo, seu físico. Saber o que lhe cai bem e o que o não. Poucas pessoas levam isso em conta”. Amália Spinardi ESTILISTA E PROPRIETÁRIA DA JO DE MER MODA É DESEJO “O desejo move a moda. A indús- tria da moda cria objetos e idéias que são desejados pelos con- sumidores. Pessoas estão sempre desejando algo que represente os seus estilos de vida. O que o consumidor procura é, principalmente, criatividade e exclusividade. Algo que dê forma à sua personalidade. A moda interpreta estilos de vida, mas também influi nos padrões de comportamento sociais. Cada cultura possui um estilo. A forma como as pessoas se vestem é o que as coloca nas suas tribos.” Anna Luiza Padua DECORADORA *Nico – Christa Päffgen (1938 – 1988) cantora, modelo e atriz, mais conhe- cida pelo pseudônimo que lhe foi dado por Andy Warhol e é um ana- grama da palavra ICON. O DESIGN CRIA E ESTÁ NA MODA “A moda nasce como um movi- mento natural da sociedade, ao comparar comportamentos e aspirar posições hierárquicas. Hoje, a moda surge de dois pólos diferentes: nos nichos de jovens com pensamentos de contra cultura e da moda comercial, sustentada pelo glamour dos des- files, alimentada por estratégias milionárias de marketing/mí- dia e assimiladas pelo mundo g l ob a l i z a do . Mod a move o consumo. Moda é consumo. Consumir é moda. A moda é um p r oc e s s o t ão poderoso em nossa sociedade que, ao mesmo tempo em que surge de comportamentos, cria e influencia outros. Não dá mais para precisar de onde saiu cada movimento. A própria criação de moda se abastece de referências já existentes. Pode-se dizer que a moda sempre volta. Levando-se em conta que design é a criação de formas e objetos que possam ser produzidos em escala industrial – moda é de- sign. Com a sofisticação dos mer- cados e ingresso de mais pessoas na sociedade de consumo, cada vez mais produtos são rapida- mente substituídos por outros – e muitas vezes, sendo da mesma função, a única maneira de dife- renciá-los é através do design. Carros, fotos, eletrodomésticos, telefones, móveis, banheiros, co- midas, embalagens, ilustrações, e até vocabulário – tudo é ou está na moda.” Bruno Bertani SÓCIO-DIRETOR DE CRIAÇÃO DA INDÚSTRIA NACIONAL DESIGN

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx