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Depoimentos 133 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M men t o de g r ande s r ede s de mo d a d o va r e j o . A R e n n e r f o i p i o n e i r a , em 2 0 0 2 , a o i n t r oduz i r e s t e conce i t o no Brasil. As coleções passaram a ser desenvolvidas com base em estilos de vida distintos e repre- sentativos e apresentadas ao público através da exposição c o o r d e n a d a d a s p e ç a s n a s lojas, sendo cada estilo repre- sentado por uma marca própria da rede (Blue Steel, Just Be, Cortelle, Marfinno, Request e Preston Field). Mais do que refletir atitudes, interesses, valores, personali- dades e hábitos, a moda deve interpretar este conjunto de c ompo r t ame n t o s e t r a du z i - lo em coleções consistentes, coordenadas e adaptadas ao público-alvo que a empresa deseja atingir. A moda é, portanto, a inter- pretação de todo um contexto comportamental e cultural – ela influi e é influenciada direta- mente por este contexto. Não há mais um único centro ou local que “dite” a moda. Ela é criada a partir da interpretação das múltiplas realidades e, assim como se inspira neste contexto, promove também o intercâmbio de realidades, influenciando comportamentos .” Luciane Franciscone GERENTE GERAL DE PROPAGAN- DA E PROMOÇÕES DA RENNER MODA É ESTILO DE VIDA “A moda, como forma de ex- pressão, não é uma novidade. A mudança está nas inúmeras p o s s i b i l i d a d e s d e a u t o - e x - pressão. Se no passado havia apena s uma moda , ho j e em dia moda é diversidade e in- teratividade. Os estilistas con- temporâneos observam as ruas e vice-versa, criando uma via de mão dupla neste caminho até a criação. A l ém d i s s o , o p r o c e s s o d e globalização tem impactado a moda. Antes do “fim” das fronteiras geográficas, as novi- dades demoravam muito para viajar continentes. Os lança- mentos e inovações ficavam restritos aos grandes centros. Com o advento da internet, a popularização das passagens a é r e a s e o aque c imen t o de economi a s eme r gen t e s , e s t e cenário mudou. Com a abundância de informações, as opções multiplicaram-se e a moda ficou mais democrática. As pesquisas apenas sócio-demográ- ficas não eram mais eficientes em retratar as preferências dos clientes, que são, agora, segmen- tados por estilos de vida. O domínio destes lifestyles é um fator crucial para o cresci- MODA É COMPORTAMENTO “A moda é algo que perdura apenas por um tempo, que é passageiro e faz o ciclo girar pelo senso comer- cial e pelo apelo de consumo. O conceito de moda é bastante amplo e pode misturar influências. Os grandes desfiles que lançam as tendências, – rapidamente assimiladas e utilizadas pelo mercado da moda; a moda urbana, lançada na rua pelos mais diversos grupos; a moda que acompanha movimentos sociais, como a sustentabilidade, e assim por diante. Mas penso que o sucesso de uma nova moda está cada vez menos ligado a regras e mais a comporta- mento. Há cada vez mais quem não liga para as passarelas, mas está de olho no que se usa nas ruas. A moda não caminha sozinha. Apenas refletir e copiar o que se vê nas passarelas e nas ruas não é suficiente. É importante que uma marca tenha uma identidade e umposicionamento claros e que possa fazer, de forma inteligente, adaptações de algumas tendências à sua realidade. E, para que isto ocorra, é importante bem conhe- cer o seu cliente e o que vai agradar a ele. Poucas grifes sabem fazer isto. Acaba sendo mais fácil copiar as pas- sarelas - por isso temos tantas vitrines idênticas em tempos de lançamento de coleção. Neste caso, predomina o estilo, que é o que faz a consistência de uma marca.” Mariana Carvalho DIRETORA DE MARKETING DA ANCAR IVANHOE SHOPPING CENTERS ES PM
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