Capa2.indd
135 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M WASHINGTON OLIVETTO O PRIMEIRO A GENTE NUNCA ESQUECE Editora Planeta São Paulo – 2008 368 p. – R4 23,00 O tempo se encarregou de perpetuar o conceito trabalhadoporOlivettonoseufamosocomercial do primeiro sutiã. Neste livro, o autor provoca gente como Elio Gaspari, Arnaldo Jabor, Joyce Pascowitch, Ayrton Senna, Ancelmo Gois, Sér- gio D’Ávila, Pelé, Otávio Frias Filho, Antônio Fagundes, Mário Prata, Danuza Leão, entre outros, para falar de política, sexo, futebol, cu- linária,moda etc.No livro,Washington também apresenta ao leitor todos os detalhes de como nasceu a idéia da propaganda da Valisère, as dificuldades que enfrentou, as surpresas, as descobertas,osucessoquecolocouessetrabalho na lista dos 100melhores comerciais da história da propaganda mundial. José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, uma das figuras mais importantes da história da televisão brasileira, é quem faz o posfácio e conta comoWashington Olivetto o convenceu aveicularumcomercialde90segundosdurante aprogramaçãodoFantástico, daRedeGlobode televisão. Quem viu poderá reviver a doçura e a poesia de um momento único da história da propaganda brasileira. Quem não viu passará a entender como se faz ummito. Washington Olivetto também é autor dos livros “Corinthians – É Preto no Branco”, escrito em parceria com o amigo e jornalista Nirlando Beirão, e “Os Piores Textos deWashington Oli- vetto”, além de “Eterno”, uma compilação das peças de mídia impressa protagonizadas pelo Garoto Bom Bril. JAN WIEGERINCK GERÊNCIA EM SETE PASSOS Editora Futura São Paulo – 2008 192 p. – R$ 24,90 Para trilhar com segurança e competência os passos da gerência de pessoas é preciso ter conhecimento e domínio das capacidades e ferramentas essenciais para essa atividade. Neste livro, JanWiegerinck, presidente de uma das maiores empresas de trabalho temporário doBrasil, expõe comclareza oque é necessário para ser bem-sucedido. Foram delimitados sete núcleos básicos, passos que dão objetividade ao trabalho do gerente, tais como: determinar objetivos; planejar; organizar as funções dos subordinados edopróprio trabalho; transformar pessoas em equipes; avaliar o desempenho e adaptar-se às mudanças. O livro proporciona orientação que pode con- duzir a uma gerência eficaz – é um manual a ser consultado quando os problemas de gestão aparecem. Jan Wiegerinck é presidente da Organização Gelre. Graduado emDireito pela Universidade de Nimega (Holanda) e pós-graduado em Ad- ministração de Empresas na FGV, São Paulo. JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA DO CAOS À CRIAÇÃO PUBLI- CITÁRIA – PROCESSO CRIATIVO, PLÁGIO E READY-MADE NA PUBLICIDADE Editora Saraiva São Paulo – 2008 192 p. – R$ 29,90 O livro aborda o universo das referências culturais da propaganda e sua utilização no processo criativo. João Carrascoza parte de uma premissa valiosa: quantomais os profissionais da propagandaacumulaminformaçõesdeuniversos culturais variados, mais persuasivos podem se tornar.Apartirdisso,dedica-seaoesclarecimento eàexemplificaçãoderecursosdiscursivos,como a paródia, a estilização, a paráfrase e o ready- made. Por ultimo, acende uma discussão sobre oslimitesdoplágio,problemafreqüentenomeio publicitário. Do caos à criação publicitária aborda as etapas e os segredos dessa área de recursos utilizados pelos profissionais no exato momento em que criam uma peça publicitária. Aobra pode interessar tanto a quematua na área de criação como a fãs da propaganda. Para os leitores de marketing, ficará mais fácil entender como pensam os criativos na hora que recebem o briefing. E todo estudante de Publicidade e Propaganda vai-se beneficiar de sua leitura. JoãoAnzanelloCarrascoza é redator publicitária commestrado e doutorado pela ECA-USP, onde é professor titular, e docente do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas do Con- sumo da ESPM.Trabalha atualmente na agência JWT, em São Paulo.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx