Capa2.indd

João Doria Jr. 15 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M LUIZ GARCIA – Sem parodiar a Marilia Gabriela, quer dizer, “João por João”, mas, no fundo, e a partir desta provocação, uma palavra para os jovens empreendedores principalmente. JOÃODORIA – Diria que uma visão conjunta de pontos que podem ser exemplificadas não como “lições para vencer” e nem como “cami- nhos determinantes para o sucesso”, mas balizadores que ajudam você a errar menos e a acertar mais. Primei- ro, ter foco: estabelecer claramente para onde você quer ir e o que você quer fazer. Segundo, perseverança: ninguém chega ao sucesso se não tiver perseverança, não perseguir os seus objetivos. Terceiro, hu- mildade: é fundamental que você nunca perca a humildade e tenha a capacidade de ouvir, aprender, reconhecer seus erros e, com isso, você só vai se engrandecer perante as pessoas e a você mesmo, você se compreenderá melhor. Quarto, trabalhar em equipe: perceber que você nunca é capaz de desenvolver nada sozinho. É evidente que você pode liderar uma equipe, é preciso saber liderar também, mas ter cons- ciência de que o melhor trabalho é o trabalho feito em equipe. Quinto, ser criativo: a diferença está na cria- ção. Você pode fazer tudo muito bem feito, mas provavelmente outros também farão tão bem feito quanto você. O que vai diferenciar é a criatividade, a sua capacidade de avançar na criatividade para criar de- talhes e diferenciações que tornem você, sua empresa, seu produto, seu serviço tão diferenciados que você seja reconhecido como tal. Sexto, extrair dos seus erros os melhores acertos. Se você for capaz de reagir positivamente às falhas, às omissões, aos equívocos para transformar aquilo em lições vitoriosas, você está usando o momento do tropeço para poder construir a sua ponte de acesso. Esse é umponto importante: reconhecer os erros, mas, sobretudo, tirar o melhor proveito deles. Sétimo é ter infor- mação. A pessoa hoje tem de estar ligada na informação, na internet, na televisão, no rádio, nos jornais, nas revistas. A informação ajuda você a JOÃO DORIA – É um privilégio po- der ter a Abril como sócia. O Grupo Abril é um exemplo de tenacidade, perseverança, qualidade, empre- endedorismo. Eu, pessoalmente, tenho razões de sobra para admirar a Abril, a família Civita e aquilo que a família e os seus colaboradores realizam. É o quarto maior grupo editorial do mundo, o maior grupo editorial do Brasil e da América Latina, uma força independente em defesa da democracia, da infor- balizar tendências, comportamentos, a entender melhor o mundo em que vive e a quem está destinando seu tra- balho e o seu pensamento. O último ponto é ter fé, ter confiança em você mesmo e fé implícita não só em você como em alguém – fé emDeus, fé em alguma coisa que lhe inspire a acertar, a superar, a ter paz de espírito para poder alcançar o seu objetivo seja ele qual for: espiritual ou material. LUIZ GARCIA – Nessa nova fase que você vive – que é a associação, por meio da Casa Cor, com o Grupo Abril; fale um pouco sobre como é essa aculturação com um modelo bem diferente do seu. mação, do direito das pessoas, da cidadania. A Abril é uma referên- cia importante na vida democrá- tica do Brasil e também é uma referência empresarial de grande respeito. Sinto-me privilegiado em poder compartilhar uma empresa nessa joint venture que adquiriu Casa Cor com o Grupo Abril e, em particular, com o Roberto e o Giancarlo Civita. É uma relação de aprendizado constante e de profundo respeito, também, por aquilo que eles realizam e as con- tribuições que eles têm oferecido para o crescimento desse nosso negócio que é essa joint venture de Casa Cor. “TENHO RAZÕES DE SOBRA PARA ADMIRAR A ABRIL E A FAMÍLIA CIVITA.” ES PM

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx