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Moda e estilo de vida 18 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2008 serem servidos em uma recepção e até mesmo o número de pessoas presentes no seu enterro. Com o advento da modernidade, status e estilo de vida tornaram-se variáveis independenteseoúltimo tornou-seuma escolha do indivíduo. Hoje, o conceito de estilo de vida é usado sem muito rigor metodológico ou conceitual para descrever toda e qualquer forma de consumo, seja de indivíduo ou de gru- pos sociais, principalmente aqueles que denominamos de “tribos urbanas” no linguajar dosociólogo francêsMaffesoli. Tornou-semais uma palavra do que um conceito, embora quando considerado nesta perspectiva, levanta questões im- portantes de serem consideradas. Exis- tem várias teorias que tentam explicar tanto a moda quanto a relação do estilo de vida com algumas variáveis sociais do tipo classe, capital social, cultura de elite e popular, entre outras. Vamos examinar algumas, de forma sucinta, de maneira que o leitor possa se situar, teoricamente, no contexto dos demais artigos desta revista. 1. TEORIAS SOBRE MODA Desde o século XIX a moda, como um fenômeno social, temrecebidoatenção de diferentes autores. Neste contexto, podemos distinguir três diferentes abor- dagens sobremoda.Aprimeira enfatiza a relaçãoentremodaeposição social, a segundaentremodae individualidadee individualismo e, a terceira, os aspectos semânticosdamoda. Emborapossamos estabelecer uma anterioridade histórica entreaprimeiraabordagemeasdemais, todas são utilizadas, atualmente, na explicação da moda. O primeiro autor a se ocupar da moda foi Thorstein Veblen, um economista do século XIX, que em seu livro The Theory of Leisure Class estabeleceu alguns dos temas que irão permear as demais teorias sobre moda até meados do século XX. São eles: o mecanismo social da imitaçãoeda inveja, aexistên- cia de um grupo de referência no topo da sociedade, o conceito de distinção, entre outros. ParaVeblen, a moda é um mecanismo de inovação, através do qual as classes superiores estabelecem distinções em seu próprio interior para, permanentemente, demarcarem o es- paço que ocupam umas em relação às 1 a ENFATIZA A RELAÇÃO ENTRE MODA E POSIÇÃO SOCIAL 2 a ENFATIZA A RELAÇÃO ENTRE MODA E INDIVIDUALIDADE E INDIVIDUALISMO 3 a ENFATIZA A RELAÇÃO ENTRE OS ASPECTOS SEMÂNTICOS DA MODA W. SOMBART G. SIMMEL T. VEBLEN DESDEOSÉCULOXIXAMODA, COMOUMFENÔMENO SOCIAL,TEMRECEBIDOATENÇÃODE DIFERENTESAU- TORES. NESTECONTEXTO, PODEMOSDISTINGUIRTRÊS DIFERENTES ABORDAGENS SOBRE MODA. ALGUNS DOS TEMAS QUE IRÃO PERMEAR AS DEMAIS TEORIAS SOBRE MODA ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX. SÃO ENTRE ELES: O MECANISMO SOCIAL DA IMI- TAÇÃO E DA INVEJA. Khrass Google images
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