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Livia Barbosa 19 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M outras. Essamoda, queparaesseautor se circunscrevia unicamente ao vestuário, aos adornos pessoais e à casa, se dis- seminavam para as camadas inferiores através do mecanismo de imitação. As- sim, paraVeblen, a dinâmica da moda obedeceria a três princípios básicos: o consumoconspícuo novestir eno lazer, a inovação das classes superiores e a imitação das classes inferiores. No início do século XX (1904/1905), Simmel propõe uma outra teoria de moda que também a relaciona com a estruturasocial, comonocasodeVeblen e o consumo conspícuo dos segmentos superiores imitado pelos inferiores, mas avança em alguns outros aspectos inovadores. ParaSimmel, ahistóriadasociedadehu- mana encontra-se sintetizada no eterno dilema entre integração/pertencimento social e individualização que a moda, maisdoquequalquer outromecanismo social expressa. Seguir a moda satisfaz nossa necessidade de nos adaptarmos socialmente, de nos sentirmos parte de um grupo. Ela conduz o indivíduo pelo mesmo caminho que todos percorrem. Poroutro lado, elasatisfazanecessidade de distinção, de mudança, de contraste e de diferenciação que é obtida pela mudança constante do conteúdo da moda – a moda de hoje é diferente da de ontem e será da de amanhã – que é sempre a moda de uma classe. Para Simmel, amoda temessa natureza paradoxal que, simultaneamente, pro- move a coesão do grupo, mas também permite a dissociação do indivíduo. Esse processo é o que Simmel chama de “individualização relativa” e que poderíamos relacionar a uma outra distinção sua entre individualismo de semelhança e de diferença. Assim, a dinâmica da moda é baseada tanto na imitação/adaptação quanto na busca pela diferenciação. E a moda dos gru- pos de elite de uma sociedade (Simmel fala tanto de classe quanto de higher strata ), os distingue daquela dos seg- mentos mais baixos ( lower strata ), e é abandonada sempre que os inferiores dela seapropriam.Comestaafirmação, Simmel antecede, emvárias décadas, o que Bourdieu repetirá posteriormente. OS 3 PRINCÍPIOS BÁSICOS DA DINÂMICA DA MODA PARA VEBLEN 1. O CONSUMO CONSPÍCUO NOVESTIR E NO LAZER. 2. A INOVAÇÃO DAS CLASSES SUPERIORES. 3. A IMITAÇÃO DAS CLASSES INFERIORES. ASSIM, A DINÂMICA DA MODA É BASEADA TANTO NA IMITAÇÃO/ ADAPTAÇÃO QUANTO NA BUSCA PELA DIFERENCIAÇÃO. Ð Fernando Weberich
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